Notícias

Dom Justino vai participar da Roda de Conversa com pessoas em situação de rua

Dando continuidade ao I Seminário da Jornada Mundial dos Pobres que entre os dias 12 a 17 de novembro discute os direitos fundamentais das pessoas em situação de rua e dos pobres, na programação para esta quinta-feira (14), a Roda de Conversa com as pessoas em situação de rua, prevista para acontecer na praça da Catedral, às 19h, terá a presença do arcebispo de Montes Claros, dom João Justino de Medeiros Silva. Para mediar a conversa, foi convidado o ex-morador de rua, Alex Maciel, que no Workshop de abertura deu um show de conhecimento sobre a desigualdade social, experiência que ele sentiu na pele.

SOBRE ALEX MACIEL: Depois de 10 anos vivendo nas ruas de Salvador e Belo Horizonte, Alex Maciel é atualmente ex-morador de rua e membro do movimento de rua. Nessa posição, ele busca diariamente ajudar seus companheiros em situação de rua para que não sofram mais violência e não sejam feridos, em sua dignidade.  Para ele, a violência não escolhe classe social e nem lugar, porém, a violência que mais fere a alma não é a física, e sim, a moral.  “Quantas vezes fui expulso de lugares. Fui tirado de uma cadeira de dentista, prestes a receber uma anestesia para um procedimento só porque vivia na rua”. “Aprendi que na rua é preciso ser honesto. Aprendi também na rua que é preciso compartilhar. Foi lá, na rua, que descobri o verdadeiro sentido da solidariedade. Foi embaixo do viaduto que aprendi o que é respeitar o próximo e qual o sentido da palavra luta. “Lutar e estar junto. Quando saíamos juntos para pedir conseguíamos comida para todos”.

OBJETIVO: O evento encontra o desejo do Papa Francisco, que no encerramento do ano da misericórdia, em 2016, propôs a Jornada Mundial dos Pobres. A ação é um convite a todas as comunidades cristãs e a todas as pessoas de boa vontade, para que levem esperança e conforto aos excluídos.  Este ano, o papa nos oferece como iluminação bíblica a citação do Salmo 9,19 “A esperança dos pobres jamais se frustrará”. O pontífice aponta para uma “opção pelos últimos, por aqueles que a sociedade descarta e lança fora. “É uma escolha prioritária que os discípulos de Cristo são chamados a abraçar para não trair a credibilidade da igreja e dar uma esperança concreta a tantos indefesos”, diz o papa.

PROGRAMAÇÃO:

  • 14/11 (Quinta-feira) – 19h às 22h
    Roda de conversas com as pessoas em situação de rua na Praça da Catedral
    Mediador: Alex (BH) e a presença de Dom João Justino / Arcebispo de Montes Claros – em seguida será oferecido um jantar com as pessoas em situação de rua
  • 15/11 – (Sexta-feira) Ação no presídio Regional – 20h
    16/11 (sábado) Proposta de entrevista na INTER TV sobre os direitos das pessoas em situação de rua e dos pobres
  • 17/11 (domingo) – 08h às 14h
    Dia de confraternização/celebração com as pessoas em situação de rua
    – Missa – 11h – Presidida por Dom João Justino / Arcebispo de Montes Claros
    Almoço 12h – Igreja São Vicente – centro – Rua General Carneiro.

Foto: Fanpage Pastoral do Povo da Rua

_________________________________________
***Viviane Carvalho – Jornalista / Assessora de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG  Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384  e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...