No dia 23 de fevereiro de 2023, a Paróquia Senhor do Bonfim, em Bocaiuva, testemunhou um evento marcante: a primeira missa celebrada pelo Arcebispo de Montes Claros, Dom José Carlos de Souza Campos, naquela cidade. A celebração também marcou o início do Ano Propedêutico 2023, com a acolhida de quatro jovens para a Comunidade Propedêutica.
Durante a celebração na Paróquia Senhor do Bonfim, dom José Carlos apresentou quatro jovens que demonstraram vocação para a vida sacerdotal. Os jovens foram acolhidos na Comunidade Propedêutica e iniciaram sua preparação para o sacerdócio.
Os quatro jovens são Edinaldo Alves Cardoso, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Brasília de Minas, Érik Oliveira Lima, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Montes Claros, Magno Martins Teixeira, da Paróquia São Sebastião, em Taiobeiras e Silfarno Venâncio Soares Santos, da Paróquia Santíssimo Coração de Jesus, em Coração de Jesus.
Estavam presentes os padres Maia, Júnior, Pedro Henrique Nunes, Jair, Rafael, Alan e Harlley Caldeira, que concelebraram com Dom José Carlos. Também estavam presentes os diáconos Eric Jader, João Rafael e Edcássio Alves, seminaristas, religiosas e outras autoridades, incluindo o prefeito de Bocaiuva, o Sr. Roberto Torres.
Dom José Carlos iniciou a homilia enfatizando a importância da fé em Jesus Cristo e encorajou os fiéis a manterem seus olhos fixos Nele. Ele também expressou sua admiração pelas festas religiosas da Paróquia Senhor do Bonfim e mencionou a faixa na entrada da igreja, que pedia a construção de um santuário no local.
“Irmãos e irmãs queridos, é muito bom estarmos aqui e é muito bom chegar e ouvir histórias tão edificantes acerca da fé de vocês. E da fé na direção certa, na direção de Jesus. Ele que é o autor e o consumador da nossa fé. Tido aqui no meio de vocês, como o Senhor do Bonfim. É muito bom saber, e foi o padre Alan quem fez a narrativa de como são grandes e belas as festas de vocês aqui. Deu até vontade de chegar logo o mês de julho para eu poder vê-lós novamente e oxalá chegue. E, quem sabe, em julho chegue o presente que subliminarmente está pedido na faixa da entrada: O futuro Santuário que vocês desejam aqui. “
Dom José Carlos afirmou que não iria impedir a construção do santuário e encorajou os fiéis a continuarem a trabalhar por esse objetivo, para que a Paróquia Senhor do Bonfim se torne um verdadeiro santuário que atraia ainda mais fiéis para a região. Ele expressou sua alegria ao saber que milhares de pessoas já visitam a igreja e pediu que todos se mantenham fiéis a Jesus Cristo em sua jornada espiritual.
“Não serei eu quem irá impedir que isso aconteça. Então, que chegue no tempo certo. Que chegue no tempo certo esta ocasião bendita em que esta casa não só vai ter agregada a si um título novo, mas também vai se enriquecer ainda mais de atividades litúrgicas, espirituais para que esta casa alcance o patamar de fato de um santuário, o santuário que reúne aqui nestas terras do norte mineiro milhares de pessoas que vêm de muitas partes. E fico feliz de saber que são milhares, porque os que vêm aqui estão com os olhos no Senhor Jesus.”
A celebração da primeira missa de Dom José Carlos na Paróquia Senhor do Bonfim, em Bocaiuva, e a Abertura do Ano Propedêutico 2023 foram eventos importantes para a comunidade religiosa da região. A presença do Arcebispo de Montes Claros e a mensagem de encorajamento e apoio que ele transmitiu aos fiéis certamente deixará uma marca duradoura na Paróquia Senhor do Bonfim.
Comunidade Propedêutica São Pio X
A Comunidade Propedêutica São Pio X é a comunidade de formação vocacional da Arquidiocese de Montes Claros, localizada na cidade de Bocaiuva, em Minas Gerais. Ela tem como objetivo preparar jovens que desejam ingressar no seminário para seguir a vida sacerdotal.
A Comunidade Propedêutica São Pio X é coordenada pelo padre Cleydson Rafael Nery Rodrigues, que é responsável pela formação humana e intelectual dos jovens. Já a orientação espiritual é feita pelo Frei Donil Júnior, que é o diretor espiritual da comunidade.
A comunidade propedêutica recebe jovens de várias partes da Arquidiocese de Montes Claros, que participam dos encontros vocacionais realizados pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) e são selecionados por meio de um processo de discernimento vocacional. Durante o período de formação na Comunidade Propedêutica, os jovens vivem em comunidade, seguindo uma rotina que inclui estudos, orações, trabalho manual e atividades pastorais.
O tempo de permanência na comunidade varia de acordo com as necessidades de cada jovem mas, em geral, dura cerca de um ano. Após esse período, os jovens podem decidir se desejam ingressar no seminário para continuar sua formação sacerdotal.
Mais informações sobre processo vocacional entre em contato com o Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Montes Claros pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (38) 9 9999-9567.
Confira a transmissão da Santa Missa:
______________________________________________ *Transmissão: Pascom Paróquia Senhor do Bonfim, Bocaiuva-MG *Fotos: Laura Tupinambá e Pascom Paróquia Senhor do Bonfim *Fabíola Lauton – Comunicação Arquidiocese de Montes Claros (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]