Notícias

É preciso rezar e vigiar, disse dom Vicente Ferreira, em Brumadinho!

A Primeira Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia Integral a Brumadinho envolveu centenas de fiéis das comunidades da Capital e das várias regiões do país. A mobilização aconteceu sábado, 25 de janeiro. A Arquidiocese de Montes Claros se fez presente nesse movimento em favor das famílias das 272 vítimas do rompimento da barragem de rejeitos de minério, ocorrido há um ano.

Os romeiros traziam na testa uma cruz riscada com barro, o sinal simbolizava a lama que invadiu as casas e levou centenas de vidas dos moradores de Brumadinho. Durante entrevista para as redes sociais, o bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Vicente Ferreira, depois de caminhar com os fiéis, disse que estamos rezando demais, isso é perigoso. “Corremos o risco de ficarmos alienados. É preciso rezar e vigiar. E vigiar, destacou:  é gritar em nome desses irmãos que derramaram seu sangue – eu os considero os novos mártires dos tempos atuais”.

Para a presidente do Conselho Nacional de Leigos do Brasil (CNLB), Sônia Gomes Oliveira, é preciso reafirmar o compromisso em defesa da vida. “A vida está em primeiro lugar e o lucro não vale a vida. Nossa vida está interligada à casa comum. Enquanto cristãos leigos e leigas precisamos agir”.

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo reconheceu que houve alguns avanços, mas sublinhou que é preciso maior velocidade, “para que nós não sejamos vítimas, como tantas pessoas aqui foram vítimas, como tantas famílias que carregam um grande luto”.

Quem participou vivenciou uma experiência libertadora, mas ao mesmo tempo, opressora.  “Quase nada” ainda foi feito! Centenas de depoimentos ganharam destaque nas redes sociais e marcaram esse final de semana ao relembrar o maior crime ambiental da história de Minas Gerais.

Fotos e informações: Redes sociais de Sônia Gomes/ Arquidiocese de BH/Observatório da Evangelização

_________________________________________
***Viviane Carvalho – Jornalista / Assessora de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG  Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384  e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...