Notícias

É salutar o silêncio em nossa vida”

É salutar o silêncio em nossa vida”, disse Dom Justino durante missa de envio da Pastoral da Escuta.

Domingo, 13 de agosto, dia dos pais. Dom João Justino de Medeiros Silva, presidiu celebração Eucarística na Catedral Nossa Senhora Aparecida às 18h. No final da Missa, o arcebispo coadjutor de Montes Claros enviou a equipe da Pastoral da Escuta arquidiocesana, composta por 12 agente, que depois de 6meses de preparação, irão ajudar as Paróquias na missão de ouvir e acolher pessoas que precisam desabafar.  Será uma atendimento totalmente acompanhado por psicólogos que orientando os agentes, poderão ajudar as pessoas a discernirem melhor os conflitos vivenciados no dia a dia. “ É muito importante ser escutado. O Padre é primeiro  a colocar-se disponível, porém o número de irmãos é grande, o padre sozinho não da conta”. Mas alertou o arcebispo: “Confissões só o sacerdote pode fazer”.

O grupo se preparou dentro de um projeto apresentado anteriormente à arquidiocese. Os agentes terão tarefas dentro das comunidades. “O processo de escuta não é fácil. Encontrarão pessoas em suas mais difíceis situações, porém, o papel do agente é ser como brisa leve na vida do outro, daquele que veio em busca de ajuda”, pontuou dom João.

Durante a homilia dom Justino  chamou a atenção dos fiéis para mundo urbano e barulhento através dos meios de comunicação que atraem crianças, jovens, adultos e idosos, como por exemplo o uso do celular de forma descontrolada. “É preciso estar só por alguns momentos. É salutar o silêncio em nossa vida”.  Lembrou ainda que muitas vezes, o travesseiro é o melhor conselheiro. Momento em que se deve escutar a Deus falando no interior. “O silencio é o momento de cada um de nós fazermos a experiência de decantação”. Como água parada em um pote, onde a impureza vai para o fundo. Também espiritualmente é preciso passar pela decantação – momento de silêncio para crescimento da Fé. E finaliza: “Não devemos nunca deixar de gritar “Senhor, salva-me! Porque a salvação é dom e não podemos cair no risco da vaidade de pensar que por isso ou aquilo, estou mais  próximo do Senhor. Precisamos ter sempre consciência da nossas fraquezas. É preciso confiar no Senhor nas súplicas constantes. É preciso escutar primeiro a si mesmo”, encerrou a missa abençoando os voluntários que estarão à  serviço e em missão na Arquidiocese de Montes Claros. Em seguida, convidou à frente todos os pais e os abençoou pelo dia dedicado a eles.

PASTORAL DA ESCUTA:  A Pastoral da Escuta é um serviço de acolhida das pessoas para auxiliá-las quando possível e, com sigilo absoluto, atende pessoas que querem desabafar. Ouvir, acolher, refletir, pensar, meditar, silenciar parece não fazer parte de todo o processo moderno e criativo de comunicação. Há uma maior preocupação em “falar” (teclar, digitar) e pouco em ouvir. O diálogo é fundamental para o entendimento e crescimento humano, pois favorece o respeito, a troca de opiniões, o conhecimento do novo, a revisão do que já foi vivido, o questionamento. É comum encontrar pessoas que precisam ser ouvidas por alguém e por isso saem de casa à procura de um ouvido que as escute. Elas precisam de atenção, de acolhida, de serem ouvidas. A Pastoral da Escuta é um serviço de acolhida das pessoas para auxiliá-las, quando possível, na tomada de decisões, diante dos sofrimentos, em meio aos problemas que passam, ou simplesmente para ouvi-las. Trata-se de um serviço voltado ao atendimento de pessoas que queiram conversar, desabafar, mas com sigilo absoluto.

Informações e marcação de atendimento: (38) 9 91542435 (10h às 16h)

____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹jul 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...