Notícias

“Ele era mesmo o filho de Deus”

“Irmãos e irmãs, iniciemos esta Semana Santa meditando sobre Jesus, o porquê de Jesus e  porque o seguimos. A contradição do ser humano é muito grande. Deus nos deu o planeta para cuidarmos – mas existem pessoas que acham que elas são donas de tudo. Pegam demais para si, não deixam os outros com nada ou quase nada”, começou dessa forma sua homilia, Dom José Alberto Moura durante Missa de Domingo de Ramos presidida por ele na Catedral Nossa Senhora Aparecida.

“Ao invés de produzirem vida, produzem muitas vezes morte”, continuou o pastor da Igreja Particular de Montes Claros “Jesus ao entrar aclamado em Jerusalém manifestou a que Ele veio. O porquê montou no jumentinho – Ele como Filho de Deus, poderia entrar em uma carruagem dourada. Mas não, Ele veio nos dizer que quem é maior não é quem aparentemente tem tudo, mas quem dá tudo para o bem do semelhante”.

Os fieis que lotaram o templo dedicado à Nossa Senhora Aparecida, acompanhavam atentamente as palavras de Dom José que continuou: “Ele assumiu dar-se em obediência ao Pai e queria ver o ser humano regenerado. A regeneração passa pelo sacrifício de si”.

Ao falar sobre o amor incondicional de Deus, pontuou: “Somente o filho Jesus é filhos de Deus. Mas Deus como nos ama, nos elevou de simples criatura à filiação divina por adoção. Se quisermos viver como filhos adotivos, é preciso caminhar com o filho Jesus. Infelizmente nos deixamos muitas vezes liderar por quem é contra Jesus”.

E alertou antes de finalizar sua fala: “Não podemos comungar, conviver com aquilo que contraria o projeto de Deus – é preciso que renunciemos aos caprichos que nossas tendências instintivas nos levam a querer assumir. Precisamos distinguir o que é de Deus e o que é contra Deus. Aclamamos Jesus como Rei e depois gritamos crucifica-o quando descriminamos o próximo que é marginalizado”.

Refaçamos nossa vida para ressuscitarmos com o Cristo da cruz, da oblação, da crucifixão. Precisamos que nossa vida seja bem endereçada, bem encaminhada, orientada, seguindo os passos de Jesus. Ele é nosso Rei. Vamos nessa semana andar mais pertinho do Cristo para aprendermos dele a lição do amor, da doação, generosidade e do compromisso, promovendo o bem de quem não é amado, de quem é deixado de lado. Façamos dessa semana verdadeira Semana Santa –  tendo uma vida reorientada pelo projeto do Pai, com Ele ressuscitaremos e viveremos a vida nova”, pediu dom José.

ENTENDA SOBRE O DOMINGO DE RAMOS: O domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1, Mateus 21:1-11, Lucas 19:28-44 e João 12:12-19). É no domingo de Ramos que inicia a Semana Maior, conhecida como a Semana Santa, encerrando no domingo de Páscoa. Durante esse período os fieis rememoram a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.  O Domingo de Ramos nos ensina que seguir o Cristo é renunciarmos a nós mesmos, morrermos na terra como o grão de trigo para poder dar fruto, enfrentar os dissabores e ofensas por causa do Evangelho do Senhor. Ele nos arranca das comodidades e das facilidades, para nos colocar diante d’Aquele que veio ao mundo para salvá-lo.

Toda a programação dessa Semana Maior – Semana Santa já está no site da Arquidiocese em dois formatos. Programação Geral e a parcial que é diária. Acompanhe aqui as atividades das Paróquias que enviaram.

 

***Veja mais fotos na Fanpage da Arquidiocese que foram compartilhadas depois de postadas por diversos agentes da PASCOM arquidiocesana em suas páginas de Paróquias e ou comunidades. Foto dessa matéria retirada da Fanpage da Catedral
________________________________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros  (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...