Notícias

“Eles, revendo a estrela, alegraram-se imensamente”

Com lema “Eles, revendo a estrela, alegraram-se imensamente”, o Projeto 10 Milhões de Estrelas promove a cultura de paz em todo Brasil.   As estrelas sempre encantaram a humanidade e estão presentes na espiritualidade de povos, denominações religiosas e Igrejas. Inspirada nesse encantamento pelos caminhos que esses astros luminosos nos indicam, a Cáritas Brasileira lançou em 2014 o projeto 10 Milhões de Estrelas. A paz é o tema e o compromisso permanente do projeto. A cada ano, no entanto, a iniciativa realizada em vários países do mundo assume novos enfoques sociais para que essa ação promova concretamente a paz, una pessoas e grupos no compromisso com as pessoas empobrecidas. O gesto concreto, o sinal visível que identifica essa iniciativa é acender a vela do projeto na noite de Natal nas casas, praças, ruas, comunidades, praias, nos cantos e recantos das cidades e dos campos.

Mobilize sua comunidade: A Cáritas Brasileira quer semear em todos os lugares ações e medidas para promover a cultura do encontro, do perdão e da justiça. Para isso, é preciso trabalhar pelo bem comum, buscando espaços de paz, diálogo e cooperação entre todos e todas. Cada vela acesa na noite de Natal, no projeto 10 Milhões de Estrelas convida homens e mulheres a se conectarem em busca de um futuro melhor para nossa casa comum. Você e sua comunidade ou grupo são convidados e convidadas para incidir mais luz nesta constelação de orações e pensamentos em prol de um mundo mais justo e solidário, onde a paz e a justiça prevaleçam. Que em 2019 tenhamos um Natal ainda mais estrelado, iluminando vidas, casas e caminhos em uma infinita constelação pela paz!

O projeto 10 Milhões de Estrelas é uma iniciativa permanente da Cáritas Brasileira que se repete a cada ano como gesto concreto e coletivo, na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade historicamente comprometida. Neste processo de construção coletiva, o projeto busca favorecer a sensibilização das consciências a respeito das questões que atentam contra a vida e a dignidade das pessoas, mas que também provoquem a solidariedade, formando uma constelação humana pela paz.

História: O projeto 10 Milhões de Estrelas teve sua origem em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha propagou-se por todo país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou seu percurso pelo mundo. Primeiro na Europa, quando cerca de 60 Cáritas promoveram ações conjuntas para a iluminação de diversos espaços públicos. Depois, pelos demais países e pelo mundo todo, quando o projeto ganhou força e se espalhou a partir de 2003. Foi desta forma que o empenho da confederação Cáritas recebeu visibilidade em favor da paz e da solidariedade. Pois, nestes anos todos, o principal propósito da ação sempre foi sensibilizar a população para a importância dos valores da solidariedade e da paz. O Brasil aderiu ao projeto em 2014, durante a campanha mundial da Cáritas Internacional, Uma só família humana: pão e justiça para todas as pessoas. Era a Cáritas Brasileira iluminando pensamentos e gestos por um mundo mais justo e igualitário, reunindo as pessoas em torno de uma mesma causa. Naquele mesmo ano, foram acesas 45 mil velas em todo o país por meio da ação.

Em 2015, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou a população brasileira para o Ano da Paz, e o projeto foi realizado em consonância com esse grande movimento. Assim, a metodologia incluiu, além do gesto na Noite de Natal, também a realização da Caminhada da Paz. Neste ano quase 90 mil velas foram acesas. Ainda no Brasil, o ano de 2016 marcou a realização da terceira edição do projeto 10 Milhões Estrelas, e o gesto concreto que é acender a vela da paz da Noite de Natal, uniu em todo país 205 mil pessoas. Conectadas pela oração, famílias, Igrejas, instituições fizeram ressoar o sim pessoal e comunitário para um mundo mais justo e igualitário. Em 2017 e 2018, a constelação pela paz manteve sua jornada promovendo a comunhão no dia do Natal e buscando a revitalização da cultura do encontro. Assim, em 2019 o Projeto 10 milhões de Estrelas segue propondo  os encontros humanos, a solidariedade universal e a cultura de paz, especialmente entre as pessoas que vivem as consequências de uma ordem global desumana e pautada em uma cultura de exclusão.
Como participar: Para participar dessa constelação solidária entre em contato com a Cáritas de sua cidade ou região para realizar um pedido coletivo de quantas velas seu grupo, entidade, comunidade, paróquia ou diocese for precisar para unir-se ao mundo nesta grande constelação pela paz.  A vela tem o custo unitário de R$ 5,00 (cinco reais), e os pedidos devem ser realizados coletivamente. Para adquiri-la, você ou sua entidade deve entrar em contato diretamente com a Cáritas de sua paróquia ou diocese.

Fonte: Cáritas

_________________________________________
***Viviane Carvalho – Jornalista / Assessora de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG  Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384  e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

 
 « ‹fev 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...