Notícias VIDA NA IGREJA

Em entrevista, padre Fabio Vieira fala “o momento mais fecundo do meu ministério pastoral, aqui em Calgary, foi nesse tempo de pandemia”.

Padre Fábio Vieira de Souza, sacerdote da Arquidiocese de Montes Claros, em missão na Diocese de Calgary, Canadá, fala, em entrevista ao Jornal Faithfully, sobre a oportunidade pastoral que encontrou diante do COVID-19 em seus trabalhos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

“Quando veio a pandemia, padre Fabio Vieira, transformou um obstáculo em potencial, em uma grande oportunidade pastoral. Ele abriu uma porta digital para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Para o sacerdote, este é apenas o começo de seu novo ministério no ambiente digital”, destaca a Sara Francis, na entrevista realizada com o Padre para o jornal da Diocese de Calgary.

Leia a matéria na integra:

Jornal Faithfully – Que desafios você enfrentou durante o Covid-19?

Padre Fábio Vieira – No começo desta pandemia, eu poderia dizer que tínhamos dois desafios: Um institucional: Como administrar uma paróquia sem a presença de paroquianos e com pouca receita? E um outro desafio pastoral: Como alcançar as pessoas em seus lares?

Jornal Faithfully – Que bênçãos você recebeu durante o Covid-19?

Padre Fábio Vieira – Cheguei em Calgary, no Canadá, há quatro anos. O momento mais fecundo do meu ministério pastoral aqui em Calgary, foi nesse tempo de pandemia. Estou alcançando mais pessoas agora do que antes. Temos cerca de 300 famílias registradas aqui, as famílias que vêm regularmente a nossa paroquia são cerca de 150. Nossos vídeos no Facebook têm cerca de 17.000 visualizações por mês. Algumas famílias dos EUA, Ontário, Portugal, Japão, Filipinas e Brasil, dentre outros, se juntaram a nós online. Abri uma porta digital em nossa paróquia. Além possibilitar a comunhão e o encontro entre os nossos paroquianos, outras pessoas passaram a frequentar nossa plataforma digital.

A maioria dos meus paroquianos são idosos. Eles disseram: “Padre, não podemos ir à igreja nem para oração pessoal”. Com esse desafio, comecei a pensar no que poderíamos fazer. Decidi começar com uma breve conversa sobre o evangelho do dia e rezar o terço todos os dias com eles. Eu decidi isso por duas razões. Quando podemos rezar juntos, podemos ter um melhor relacionamento, eles podem apresentar suas intenções e pedidos; podem também compartilhar seus desafios, e posso me dirigir diretamente as famílias. Percebi que essa abordagem poderia ser pastoralmente e espiritualmente mais frutuosa do que a missa online todos os dias, pois podíamos ter uma relação mais direta e uma interlocução com os paroquianos. As missas são transmitidas “ao vivo” somente duas vezes por semana.

Um outro aspecto que me chamou atenção, foi o fato de não termos sido impactados financeiramente de forma negativa. Para mim foi uma grande surpresa. Implementamos a plataforma digital para doações online, e além disso, eles continuaram enviando seus envelopes com as doações mensais. As pessoas se sentiram mais conectadas comigo e com a paróquia. Para alguns deles, era como se eu estivesse visitando seus lares e casa todos os dias, rezando com eles, compartilhando a Palavra de Deus e conversando com as famílias. Muitos já idosos, aprenderam como encontrar nossa paróquia no Facebook e nos encontramos lá todos os dias.

Jornal Faithfully – O que você aprendeu do Covid-19?

Padre Fábio Vieira – O continente digital é um lugar de missão. Precisamos conhecer sua cultura e a linguagem, que são bastante diferentes da missão presencial. Temos, assim, duas possibilidades de plataformas de missão: aqui, na igreja, pessoalmente, e a plataforma digital. Desejo entender melhor as possibilidades e os limites de nossa missão neste meio digital, e entende-lo como parte de nossa cultura e como um lugar concreto frequentado pelas pessoas. Acredito que esse se tornará um caminho necessário para o nosso futuro.

_________________________

Direto do Canadá, o Padre Fábio Vieira, irá conversar mais sobre sua experiência diante da realidade de pandemia do COVID- 19, durante a live promovida pela Paróquia São Judas Tadeus, de Montes Claros, no dia 2 de julho, às 19h30.

O tema da live será “A missão da Igreja no ambiente digital” e para participar, é preciso realizar inscrição através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdXpBZ6F6W6TqPb_znpe5W1_CsoRJ1reAaBbO8H7rpfHLuEwg/viewform?usp=pp_url

 

_________________________

*** Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros – (38) 9 9957-3961 / (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...