Notícias

Encontro da Liturgia reuniu mais de 130 agentes.

A Pastoral Litúrgica da Arquidiocese de Montes Claros promoveu neste  final de semana – 22 e 23 de junho – a sua formação anual. O evento foi realizado na Casa de Pastoral no Bairro Santo Antônio. Assessorou o encontro, Padre Danilo César de Belo Horizonte. Padre Danilo é formado em Liturgia pelo Instituto Litúrgico Romano e durante toda a sua participação, estudou e partilhou o Documento 107 da CNBB que trata da “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários.” Na assembleia, além de padres e diáconos, participaram membros de diversas pastorais.

Ao antecipar sua entrevista para a próxima revista Clarão do Norte, Padre Danilo falou da importância, propostas e ritos dentro da Liturgia.

“ A liturgia principia da vida cristã, em três sentidos. Nos tornamos cristãos pela celebração da iniciação cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia). Um antigo teólogo, Tertuliano (sec. II-III) dizia: “O cristão não nasce, o cristão se faz”. Mas não se trata de algo mágico, como se os ritos fossem portadores de energias e de poderes ocultos… Por trás da liturgia, dos ritos e dos símbolos está Cristo e o Espírito Santo, a Igreja – comunidade de fé e de missão, e a obra da salvação que tem seu ápice na Morte e Ressurreição de Jesus.

O segundo sentido é que a Liturgia dá princípio para a vida cristã, no sentido de estruturá-la, de direcioná-la para o Reinado de Deus e para a vida filial de Jesus. Ela põe eixo na vida cristã, fundamento e conteúdo.

Em terceiro lugar, e mais importante, a Liturgia aprofunda nossa vinculação ao Filho de Deus. De Domingo a Domingo somos chamados, na comunidade de fé, a assumir a vida de Cristo em nós. Como disse o apóstolo: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”. Mas esse viver em Cristo obedece ao dinamismo pascal de sua morte e ressurreição. Significa para nós, dispormo-nos a morrer para tudo aquilo que não é de Deus e a acolher a oferta de salvação que Deus nos faz de viver uma vida nova em Cristo, dispondo-nos a renascer a partir de sua páscoa. Enfim, a liturgia é um grande dom de Deus para a sua Igreja!

Ficou curioso? Na próxima edição você vai acompanhar a entrevista completa.

Fotos enviadas por Inês de Brito / Pascom Arquidiocesana

_________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38) 9905-1346 (38) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...