Notícias Notícias Igreja no Brasil (CNBB)

Padres da Arquimoc participam do 18º Encontro Nacional dos Presbíteros, em Aparecida – SP

O padre Padre Zilmo Jota dos Santos, pároco da Paróquia São José Carpinteiro e Maria de Nazaré em Montes Claros/MG e ecônomo Arquidiocesano, e o padre João Carlos Viana Torres,  pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana em Ponto Chique/MG e representante do Conselho dos Presbíteros da Arquidiocese de Montes Claros, participaram do 18º Encontro Nacional de Presbíteros do Brasil- ENP representando os presbíteros da Arquidiocese de Montes Claros. Com o tema: “Presbítero, comunhão e missão” e o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt. 23,8), o encontro aconteceu em Aparecida/SP, teve início no dia 09 de maio.  Os 531 presbíteros e 8 bispos que participaram do evento, permaneceram reunidos até dia 14 de maio.

Aparecida viveu nesta semana dois momentos importantes para a Igreja do Brasil e da América Latina. Além do 18º ENP que depois de dois anos de pandemia conseguiu reunir em forma presencial tantos sacerdotes, no dia 13 de maio, celebrou os 15 anos da abertura da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, celebrada de 13 a 31 de maio de 2007 aos pés da padroeira do Brasil.

O padre João Carlos comentou sobre outros temas que foram tratados no Encontro: “A reflexão do primeiro dia teve como tema os desafios para a identidade presbiteral hoje. Com a assessoria do padre Rosimar José de Lima, doutor em psicologia e membro do clero de Cuiabá, tivemos a oportunidade de refletir sobre os desafios e possibilidades para a saúde mental e espiritual do padre. Com destaque para os efeitos que a modernidade líquida pode, e estar influenciando, no nosso ser e agir com o desafio da secularização, da subjetividade, do imediatismo, da crise relacional, da exaustão emocional, perda do sentido da vida e até mesmo da vocação. A preventividade está na qualidade de vida, disciplina, organização pessoal, generoso serviço à missão e amor ao povo de Deus. O encontro está sendo uma excelente oportunidade de reflexões“.

Padre João Carlos também comentou sobre ouro tema tratado no segundo dia: ” A assessoria tocou a Dom Joel Portella, bispo auxiliar do RJ e secretário executivo da CNBB. A partir da interpretação atual e visionária, Dom Joel, fez uma reflexão sobre a mudança de época, a partir do lema do encontro: “Vós sois todos irmãos ” (MT 23,8). Chamou a nossa atenção ao risco de entender a mudança de época como algo já resolvido, estagnado ou superado. Na verdade, estamos dentro de um processo de mudanças com seus efeitos na liquidez, nas incertezas, no enfraquecimento da solidariedade, atravessando a pandemia que, ora acelera os fatos, ora freia e ora redireciona os rumos da história. O presbítero não está alheio aos processos de mutações e, no dizer de Dom Joel, somos o grupo de risco, porque estamos no meio do povo com o chamado a ser segurança, na insegurança; amortecedor dos impactos culturais, sofrendo as pressões e efeitos; ser curador estando também ferido; sofrer com a síndrome de Burnout, tendo como consequências o esgotamento, a depressão e o suicídio, com a perda de sentido vocacional. No entanto, a mudança de época, apresenta também aspectos esperançosos e libertadores, grande oportunidade criativa, capacidade resiliente e oportunidade humanizadora. Um dos grandes valores deste momento é a sinodalidade, escuta, diálogo, que convoca a todos nós a criar pontes na contramão da “globalização da indiferenca”. A fonte da sinodalidade é a Trindade, que caracteriza a comunhão e nao permite que nos fechemos na subjetividade, mas saibamos vivenciar a solidariedade e a fraternidade presbiteral. O presbítero, na mudança de época, não pode perder a condição profética, mas discernir os contextos e transformar muros em pontes. Trata-se de saber ser esperançoso, aberto aos outros, peregrino, inquieto, ouvinte, testemunha, celibatário, disciplinado, cirineu, sinodal, eclesial, irmão e solidário“.

Toda a Província Eclesiástica de Montes Claros, isto é Arquidiocese de Montes Claros, Diocese de Janaúba, Diocese de Januária e Diocese de Paracatu estiveram representas.

Na foto a esquerda, padres Zilmo e João Carlos da Arquimoc, padre Fábio de Janaúba e padre Flávio de Januária.

 

 

Padres do Regional Leste ll – Minas Gerais

 

 

 

 

18º ENP: “Um momento de graça”

Padre José Adelson: “Um momento de graça”

Segundo o site da CNBB, o presidente da Comissão Nacional dos Presbíteros, padre José Adelson da Silva Rodrigues, definiu o encontro de presbíteros como “um momento de graça depois de dois anos de pandemia, de muita angústia, sofrimento, mas também de espera, de esperança, de confiança, e de gratidão por estarmos aqui reunidos com mais de 500 presbíteros e vários bispos dos diversos regionais”.

Para o presidente da Comissão Nacional dos Presbíteros, o tema e lema do encontro “vai nos dar essa esperança que sairemos daqui muito mais animados, mais fortalecidos, encorajados, para continuarmos a missão”.

Segundo o presbítero da Arquidiocese de Natal (RN), a missão é longa e árdua, mas vale a pena ser padre, missionário, atender ao chamado de Deus e corresponder aquilo que é a vontade do Pai. Ele destacou a necessidade viver o ministério presbiteral com uma perspectiva de muita alegria, entusiasmo, esperança e “de viver cada vez mais a nossa vocação sacerdotal”.

O bispo auxiliar de Manaus (AM) e membro da Comissão de Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom José Albuquerque de Araújo, disse que trata-se de um encontro em que estamos celebrando o ministério dos nossos padres. Dom José lembra que são 26 mil presbíteros espalhados por todo o país. Do 18º ENP, ele ressaltou, que estão participando37 padres da região Norte do Brasil, “que vieram de diversas cidades, diversos municípios e estamos aqui participando deste momento tão bonito, de uma comunhão eclesial”. O bispo auxiliar de Manaus insiste em que “no caminho sinodal que nós estamos trilhando, é importante também escutar os nossos padres”.

Segundo o representante da Comissão para Ministérios Ordenados da CNBB, os encontros nacionais são importantes e necessários para fortalecer a fraternidade presbiteral e conhecer a realidade tão diversificada. “Cada padre traz a sua história, a sua experiência”, reforça. O bispo destaca “o entrosamento e a troca de experiências que acontece entre as duas gerações, os padres mais jovens participando junto com os padres mais experientes.

O bispo auxiliar de Manaus reforçou a importância do 18º ENP na retomada pós pandemia. “Ainda não terminou, mas nós sabemos que precisamos fazer memória daqueles padres que sucumbiram à pandemia”. Ele lembra que foram dezenas de padres no país, que faleceram, infelizmente, vítimas da Covid. Nas celebrações litúrgicas do 18º ENP, ele pontou, estão sendo lembrando e sendo feita a memória dos irmãos que partiram.

Para dom José Albuquerque encontros, com o 18º ENP, ajudam também a gente a perceber o que padres precisam para poder cuidar daqueles que Deus os confiou. “É preciso também que eles se cuidem, que a gente precisa fortalecer a pastoral presbiteral em nossas Igrejas locais. Certamente, quem participa desses encontros, volta para suas dioceses, mais animado, mais entusiasmado, mais esperançoso, até para poder dar a sua contribuição àqueles que já estão no ministério, e também que possamos ajudar aqueles que estão na formação, os nossos futuros presbíteros”.

______________________________________________
*Com informações do padre João Carlos e CNBB.
*Fotos: padres João Carlos e Zilmo
**Fabíola Lauton – Comunicação Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...