Mês Missionário Notícias Vídeos Missionário

Fantoches na Rede e o Dia do Batismo

Domingo (dia 4) é celebrado o Dia Arquidiocesano do Batismo e para ajudar a entender um pouco mais sobre o Batismo, sua importância, sentido, símbolos e o papel dos padrinhos, a Pastoral Arquidiocesana do Batismo contou com a colaboração dos Fantoches na Rede, uma família inteira de fantoches e o padre Harlley Caldeira, em três vídeos, com muitos ensinamentos e boas risadas.

O Dia do Batismo está dentro da Semana da Vida, que é celebrada na primeira semana do Mês Missionário. Com uma programação variada e rica em conteúdo, além da participação dos Fantoches na Rede, a professora de Bioética Ana Maria que irá contribuir na reflexão sobre o valor da vida e o dia do Nascituro, dia 08 de outubro. (Clique aqui e confira a Programação do Mês Missionário).

Dia Arquidiocesano do Batismo

Lembrança Dia do Batismo 2017

Foi em 1º de outubro de 2017 que se celebrou pela primeira vez o Dia Arquidiocesano do Batismo, com a finalidade de valorizar e celebrar a vivência do Batismo Cristão, em todas as Paróquias e Comunidades. Proposta apresentada pela equipe da Pastoral do Batismo da Arquidiocese de Montes Claros, que tinha como assessor eclesiástico o padre Júnior Pereira e como coordenadora Ildete de Jesus Gusmão.

Para Dete Gusmão, ainda coordenadora da Pastoral, esse dia é uma oportunidade para recordarmos o valor do nosso batismo, sua ligação com a nossa vida na Igreja e na missão. Ela destaca, que “o batismo é o novo Nascimento, que Jesus fala para Nicodemos: ‘é preciso nascer de novo, nascer da água e do Espirito’ (João 3, 3).” A coordenadora desafia a todos com as perguntas “Você lembra qual o dia que você foi batizado (a) ? Você celebra o dia do seu Batismo?” E ainda afirma, “Batismo é vida Nova e missão!”.

Pensando em uma forma para chamar a atenção das crianças até os adultos, e chegar a mais pessoas através dos meios digitas, a coordenadora, solicitou a colaboração dos Fantoches na Rede. O padre Harlley Caldeira, idealizador dessa família de fantoches, aceitou o desafio e preparou três vídeos que estão disponíveis aqui abaixo no site da Arquidiocese e nas redes sociais @arquimoc.

Fantoches na Rede e o Batismo

Convite para todos celebrarem o Dia do Batismo:

Primeiro vídeo:

Segundo vídeo:

Quem são os Fantoches na Rede?

Os Fantoches na Rede são na verdade uma família inteira de fantoches, que junto com o padre Harlley Caldeira, vem evangelizando crianças e seus familiares, através de várias histórias baseadas no evangelho e no que acontece no dia-a-dia dessa família super animada.

Essa família de fantoches é companheira do padre Harlley desde o início de sua vida sacerdotal. “Começou com a missa com as crianças, há 13 anos, quando fui ordenado sacerdote”, recorda o padre. Para ele, a intenção era “fazer com que as crianças entendessem de forma lúdica o evangelho”. Assim, os fantoches começaram a contribuir com o padre durante as homílias, contando histórias ligadas ao evangelho do dia. Com isso, conseguem fazer com que as crianças entendam com mais facilidade a Palavra de Deus, e isso envolvem também os pais.

É uma família inteira de fantoches. Os papais: senhor Antônio e dona Maria. Os quadrigêmeos: Lulu, Juninho, Nandinha e Zequinha. Os avôs: senhor Joaquim e dona Ana. E ainda tem uma turma de bichos de estimação.

Há quase 6 anos, a missão dessa família avançou e saiu de dentro do Orfanato, na Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e Todos os Santos em Montes Claros, onde o sacerdote celebra a missa com as crianças e passou a invadir as redes digitais e a chegar a vários lugares em todo o Brasil, até na Itália e na África. Foi aí que surgiu os “Fantoches na Rede”.

Desde então, essa família, além de colaborar com o padre Harlley, nas missas com as crianças, posta vídeos semanais contanto seu dia-a-dia e como o evangelho faz parte de todos os momentos da vida deles. Alguns vídeos já ultrapassaram mais de 40 mil visualizações, e são usados por catequistas de todo o país nos encontros e celebrações com as crianças.

Para o padre Harlley, a participação dos Fantoches na Rede, no Dia do Batismo e no Mês Missionário, é importante para a “valorização dos fantoches, como um meio de evangelização”. Afirma que, os fantoches “ajudam para que todas as crianças entendam a importância do Batismo, dos seus padrinhos, do significado de serem missionários”.

_______________________________________________

***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros – (38) 9 9957-3961 / (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...