Notícias

Fiéis participaram da celebração da Cruz na Catedral Metropolitana

“Silenciosamente a vida eterna é oferecida a toda a humanidade pelo sacrifício de Cristo na Cruz. Ele foi cercado, condenado e martirizado como um cordeiro. Jesus segue o caminho do Servo Sofredor, que na dor e no sofrimento se oferece a si mesmo para nos trazer a misericórdia e nos salvar”, o texto indicava no folheto, a ação litúrgica da Celebração da Santa Cruz.

No horário que remete ao momento da crucificação de Jesus Cristo, o templo estava lotado para a celebração da Cruz que foi presidida pelo arcebispo de Montes Claros, dom João Justino de Medeiros Silva e concelebrada pelos padres Valdomiro Soares e Wagner Dias. A Sexta-feira da Paixão é o único dia que não tem missa. Todo ele é marcado pelo silêncio e pela reflexão.

É neste dia também que os fiéis beijam a Cruz. E ao falar do beijo ao lenho, o arcebispo diz que trata de um sentido sacramental. “Precisamos de elementos que podemos tocar, ver, sentir, mas o que adoramos na verdade é o mistério da redenção”, esclarece o arcebispo.

Coleta para os Lugares: “A coleta é um dom para os peregrinos que visitam a Terra Santa. Neste dia, os católicos são convidados a um gesto especial de solidariedade: contribuir generosamente com a Coleta para os Lugares Santos. “Todas as ofertas arrecadadas pelas igrejas católicas do mundo durante a Sexta-Feira da Paixão são encaminhadas para a custódia da Terra Santa. É importante lembrar algumas palavras de Jesus, quando ele diz o grão de trigo que cai na terra e não morre, não produz frutos, se morre, produz frutos. Jesus cai na terra. A cruz é a morte de Jesus Cristo e o fruto dessa morte é a vida, que ele nos oferece, a ressurreição, maior dom que Deus nos deu por meio do seu filho”, concluiu.

__________________________________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros  (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected] 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...