Notícias

Folia de Reis: a resistência no pulsar da tradição

O filme é um documentário do jornalista Pedro Rodrigues, de produção independente concluído em 2018. Como filho de folião, o objetivo do jornalista foi justamente resgatar a tradição da folia de reis, visto que a maioria dos participantes já está em idade avançada e não se percebe por parte dos mais novos, o interesse em continuar com as atividades de folião. A obra será lançada no Cinema Comentado Cineclube, que acontece na sala de audiovisual do centro cultural Hermes de Paula, centro de Montes Claros-MG,  dia 24 de fevereiro, às 19h30min. A produção conta com o incentivo do Sismic: Sistema Municipal de Incentivo à Cultura.

SOBRE O CINEMA COMENTADO: O Cinema Comentado Cineclube tem como objetivo democratizar o acesso às produções audiovisuais. As sessões promovem o contato dos espectadores com um “cinema” que foge aos padrões da dieta regular oferecida pelas salas dos shoppings centers. Visamos, também, criar uma identidade entre o cinema (arte, ritual, meio de comunicação de massa e manifestação cultural) e a sociedade. É o momento de trabalhar o filme junto ao público: além de propiciar o conhecimento técnico dessa produção artística, precisa-se evidenciar a importância de um filme com “bem cultural” – que afeta os mais diversos espectadores e provoca uma sensibilização do olhar quando o público pode assistir obras “diferentes” daquilo que consome regularmente na TV, DVD ou internet, e nos grandes circuitos de salas de exibição.”

HISTÓRICO DO AUTOR: Pedro Rodrigues é jornalista, formado em 2016. É documentarista com registro da Ancine (Agência Nacional do Cinema) e editor. Trabalha no laboratório de rádio e TV de uma faculdade em Montes Claros-MG.  Suas produções premiadas são: Mostra Cinepequi, 2016 como mensão honrosa para o documentário “Charge – uma perspectiva de opinião no norte de Minas” e 2017 com o prêmio de melhor documentário do Norte de Minas com a obra “Ateneu – 70 anos de história”. Como acadêmico venceu o prêmio de 3° lugar no concurso cultural “Montes Claros pelo olhar universitário”. Trabalha com vídeos a mais de 3 anos, entre edições de programas (estágio no Canal 20 – VinTV), produções de matérias jornalísticas, jornal Campus Notícias transmitido em circuito fechado e entrevistas.

FALA DO AUTOR: “Desde criança eu sempre acompanhei meu pai na folia em casa, e como não tenho o dom para música, não segui ainda como folião, porém, mesmo antes de começar o curso já tinha em mente um projeto em homenagem ao meu pai e aos seus companheiros. O edital de incentivo do sismic foi o incentivo para se dar início ao projeto até então arquivado. E outros fatores que me motivaram foi o fato da tradição ter quase um século e não ser tão reconhecida, além das mortes de alguns integrantes do terno de pai e da falta de participação de novos integrantes. Fico muito feliz de conseguir realizar este filme e de a partir dele dá início a um novo projeto que seria o registro de novos grupos e suas características!”, pontuou Pedro.

SINOPSE DA OBRA: A obra retrata parte da tradição da folia de reis, seus motivos, costumes, características e dificuldades. Como uma festividade popular, a folia de Santos Reis atravessa gerações. Atualmente, o grande desafio é a transmissão dessa cultura a uma nova linhagem, pois, de décadas em décadas, sempre houve a manutenção dos ternos. Agora, com o enfrentamento dos obstáculos, mais do que nunca é preciso ter perseverança.

EQUIPE TÉCNICA: Direção geral: Pedro Rodrigues/Direção de arte: Paulo di Tarso / Imagens: Indi Gouveia, Murilo Sobral e Pedro Rodrigues /Produção: Américo Borges, Cássia Soares, Murilo Sobral/Edição: Pedro Rodrigues/ Suporte técnico: Jozimar Tadeu e Victor Rodrigues.

Texto: Américo Borges/Jornalista

__________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38) 99905-1346 (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...