Notícias

“Formados no Coração Imaculado de Maria”

A devoção ao Imaculado Coração de Maria está, por sua natureza, ligada ao culto prestado ao Sagrado Coração de Jesus. A virgem, exemplo de discipulado, de escuta e resposta ao projeto do Pai, mãe de Jesus e da Igreja, recebe, na formação presbiteral, lugar especial. Sempre nos interpela a fazer tudo o que seu Filho no diz. Ela oferece aos candidatos ao ministério ordenado modelo digno de imitação. Em nossa Arquidiocese de Montes Claros, o nosso Seminário recebeu em seu nome, merecida homenagem ao Imaculado Coração de Maria, levando-nos, no decorrer dos anos aqui vividos, a buscar nela apoio para a busca à configuração ao Cristo Bom Pastor.

A primeira festa de nosso Seminário aconteceu no ano de 1996, de forma ainda bem simplificada, no dia 15 de junho, com uma solene celebração eucarística seguida de um festivo almoço. Como a própria estrutura do Seminário, a solenidade em honra ao Imaculado Coração de Maria foi se aprimorando ao longo dos anos, na busca de melhor expressar a importância dessa mulher na vida dos candidatos ao sacerdócio. Elementos como o tríduo, jantares festivos, hasteamento da bandeira, procissão, barraquinhas, foram inseridos ao longo dos anos.

Uma parada meditativa, de intensa vivência comunitária, onde alimentamos de forma mais intensa nossa relação com a mãe de Deus e nossa. Atualmente, ao longo de três dias preparamos para, no sábado, dia dedicado à devoção mariana, celebrar solenemente o Coração Imaculado de Maria. Em nossos corações ecoam as palavras do hino sempre entoado em nossa casa formativa:“Que o teu ‘assim se faça’ encarnando o impossível nos abra ao amor à terra traga o céu Maria roga a Deus por nós”.

Texto de George Luís, seminarista do 2º ano de teologia, da Arquidiocese de Montes Claros

____________________________________________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384
e-mail: [email protected] 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹Maio 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...