Coleta da Solidariedade Notícias

Fundo Nacional da Solidariedade colabora no combate à exclusão de indivíduos negros no processo escolar

Fundo Nacional da Solidariedade (FNS) tem contribuído para o combate à exclusão de indivíduos negros no processo educacional através do Projeto “Desigualdade Racial na Educação: Formação, Acompanhamento e Fortalecimento das Políticas de Inclusão e Promoção de Igualdade Racial”. Desenvolvido pelo Observatório Desigualdades Étnico-raciais da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) em parceria com a Escola de Fé e Política e com a Comissão Sociopolítica da Arquidiocese de Montes Claros, o projeto tem como objetivo construir o perfil dos acadêmicos e do ensino técnico cotistas da UNIMONTES e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e fomentar ações educacionais sobre as desigualdades educacionais sociais por cor ou raça no estado de Minas Gerais.

A iniciativa visa viabilizar o acesso dos resultados acadêmicos de forma simples e acessível às camadas da sociedade abrangidas com o estudo para que possam ser usados como ferramenta de combate à exclusão de indivíduos negros no processo de acesso à educação, principalmente superior. A ideia é promover transformação e inclusão, possibilitando o crescimento e desenvolvimento social desses mesmos indivíduos.

Fotos: Oficinas dentro Semana da Consciência 2022

Projetos apoiados pelo Fundo Nacional da Solidariedade

O Departamento de Serviço Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou o projeto, entre outros, no valor total de 4,9 milhões de reais em 2022. Foram 98 aprovados para o Eixo 1, 48 para o Eixo 2 e 40 para o Eixo 3, distribuídos em diferentes regiões geográficas do Brasil.

Dentro do território da Arquidiocese de Montes Claros, foram apoiados 5 projetos, no valor total de 117 mil reais, nos anos de 2021 e 2022. Esses projetos são exemplos concretos da importância da Coleta da Solidariedade para a promoção da dignidade humana e o compromisso com os pobres em diversas regiões do Brasil.

O Fundo Nacional de Solidariedade apoia diversos projetos sociais em todo o país, incluindo o projeto “Mãos Estendidas para Saciar a Fome”. A Coleta da Solidariedade é uma oportunidade para as pessoas contribuírem com esses projetos e ajudarem a combater a fome no Brasil.

Ao contribuir com a Coleta da Solidariedade, as pessoas também ajudam a transformar a realidade de tantas pessoas e comunidades que precisam de nossa solidariedade e compromisso. É fundamental que cada um faça a sua parte para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Portanto, no próximo Domingo de Ramos, contribua com a Coleta da Solidariedade e assim, você também irá ajudar a transformar a realidade de tantas pessoas e comunidades que precisam de nossa solidariedade e compromisso.

Clique aqui e saiba mais sobre a Coleta da Solidariedade.

 _____________________________________________
*Fotos: Fundação de apoio ao desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas - FADENOR
**Fabíola Lauton – Comunicação Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2023› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...