Artigos

“Gestados no Coração de Maria”

Todos os anos, no sábado seguinte à Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebra-se a Memória Litúrgica do Imaculado Coração de Maria. Essa celebração proporciona-nos mergulhar nas virtudes e graças que emanam desse doce Coração, visto que o próprio Deus quis que Seu Filho fosse plasmado no Coração Imaculado da Virgem de Nazaré. Uma verdadeira experiência generosa de entrega e doação total: “Eis-me aqui, faça-se!” (Lc 1,38). Um espaço de contemplação e fidelidade: “Guardava todos esses acontecimentos em seu coração” (Lc 2,51).

Em nossa Arquidiocese de Montes Claros esta memória ganha um tom ainda mais festivo. Desde 09 agosto de 1992, por iniciativa do 6º bispo diocesano, Dom Geraldo Majela de Castro, O.Praem, na cidade sede desta Igreja Particular, encontra-se o Seminário Maior confiado à proteção do Imaculado Coração de Maria. Uma verdadeira sementeira, que após um período de cultivo, é responsável por enviar homens de Deus gestados no Coração de Maria, Mãe de Deus e da Igreja, com o coração disponível para pastorear o Povo de Deus presente no Norte e Noroeste de Minas, sendo verdadeiros ícones de Cristo Bom Pastor.

Em vias de celebrar 30 anos, enquanto Casa de Formação, apropriamo-nos do cântico de Ana (cf. 1Sm 2,1-8) para demonstrar o quanto devemos nos alegrar, louvando a Deus por suas grandes maravilhas realizadas entre nós. Esta “escola de Maria”, coração de nossa Arquidiocese, já colheu muitos frutos cujo número já soma cerca de 200 profícuos pastores, homens sábios, piedosos, que, à exemplo de Maria (cf. Lc 1,39), não hesitam sair de suas comodidades para ir às comunidades mais longínquas, atentos ao pedido de fazer tudo o que Ele nos disser (cf. Jo 2,5).

Ao celebrarmos a memória da bem-aventurada Virgem Maria em seu Imaculado Coração, e ao festejarmos os 30 anos de criação do nosso Seminário, peçamos a intercessão da Virgem Imaculada a fim de que a semeadura e a colheita nos anos vindouros sejam de muita fartura, com santas e numerosas vocações. Que as virtudes que emanam do Imaculado Coração de Maria não cessem de alcançar todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram, contribuem e continuarão contribuindo para a formação dos futuros pastores do nosso povo. Aprendamos, pois, de Maria a termos um coração que saiba amar e confiar. Que contemos sempre com sua poderosa intercessão!

 

Equipe Arquidiocese em Missão
Arquidiocese de Montes Claros

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹ago 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...