Notícias

Grupo Missionários do Bom Samaritano recebem visita das relíquias de São Camilo

O grupo Missionários do Bom Samaritano, pertencente a Arquidiocese de Montes Claros-MG. Nasceu no ano de 2010, com a iniciativa de dois jovens que, tomados pela exigência da vida cristã que impulsiona à evangelização, decidiram, todas as quartas feiras se dedicarem a compartilhar a palavra de Deus com os enfermos, através da presença e afeto. O objetivo original era escutar, criar situações para que essas pessoas se sentissem a vontade para falar, desabafar. As visitas eram realizadas sob a forma de uma conversa casual, de uma oração, de canções e até de piadas, sendo respeitadas as opiniões particulares e religiosas, apesar de demonstrarem ser católicos.

Com o tempo, o grupo cresceu, e as visitas passaram a ser realizadas como Missionários da Alegria, inspiradas nos doutores da Alegria, projeto restrito aos profissionais da área médica. Então os jovens iniciaram as visitas vestidos de palhaços, na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros- MG, com o desejo de alegrar e trazer um pouco de conforto aos que sofrem. Aos poucos o grupo foi se estruturando, e atualmente, as visitas acontecem as quartas e sábados na Santa Casa, e as sextas feiras no hospital Aroldo Tourinho. Além disso, à medida que se colocavam junto aos que sofrem, mais situações de carência e necessidade eram percebidas, e com o anseio de corresponder ao apelo de Cristo que nos diz “ todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.”(Mt 25, 40), o grupo iniciou visitas em outros locais como asilos, abrigo, irmãos em situação de rua, em estado de prostituição e de cárcere.

Diante do exemplo do “Bom Samaritano”, o próprio Jesus, Deus que veio à presença de seu povo reanimar a sua fé, o grupo sente-se convidado a sair do conforto de suas realidades para estender a mão àqueles que carecem de um estímulo de fé e esperança. O grupo possui como padroeiro São Camilo de Lélis, santo que nasceu na cidade de Bucchianico, na Itália, em 25 de maio de 1550, quando seus pais já eram idosos. Ficou órfão de mãe aos treze anos e perdeu o pai aos dezessete. Desejava seguir carreira militar, mas logo se entregou a uma vida desregrada. Começou a beber e viciou- se no jogo, chegando a mendigar para sobreviver. Sua vida começou a mudar depois que passou a trabalhar como servente em um convento dos capuchinhos. Tomou a decisão de fazer-se frade, mas, por não conseguir curar-se de uma ferida em seu pé, teve de deixar a Ordem dos Capuchinhos. Enquanto, em Roma, procurava curar-se percebeu como os doentes sofriam com os maus tratos. Decidiu-se a cuidar destes e depois teve a inspiração de criar uma companhia dedicada a este trabalho por amor a Deus. Sua ideia desenvolveu-se e originou a Ordem dos Clérigos Regulares dos Ministros dos Enfermos, que hoje chamamos de Camilianos. Depois de uma vida dedicada aos doentes, nos quais ele via a pessoa de Jesus, Camilo faleceu no dia 14 de julho de 1614.

Por seu amor aos doentes, São Camilo é invocado tanto pelos que dedicam sua vida ao cuidado dos doentes, quanto por aqueles que sofrem de alguma enfermidade. O MB (Missionários do Bom Samaritano) conta com a intercessão de São Camilo e se inspira em seu exemplo de amor e dedicação ao próximo. E o grupo Missionários do Bom Samaritano recebeu um convite da Ordem dos Camilianos no Brasil, por ocasião do ano vocacional, para acolher uma relíquia do Santo. Os religiosos gostariam que a visita fosse a alguns locais da Arquidiocese, e que a relíquia chegasse aos enfermos, profissionais da saúde e algumas paróquias. Desse modo, a relíquia de São Camilo de Lélis estará na Arquidiocese de Montes Claros- MG, dos dias 05/09/2019 a 08/09/2019.

ROTEIRO DA VISITA DA RELÍQUIA DE SÃO CAMILO

Quinta 05/09
19:00- Santa Missa na Comunidade Filhos de Maria para profissionais da saúde. Celebrando também dia Santa Teresa de Calcutá.

Sexta 06/09
9h Visita aos enfermos no hospital Aroldo Tourinho. 14h- Visita a fundação Sara
18h30 – Santa Missa na Catedral

Sábado 07/09
10h- Visita ao asilo Santa Ana
14h- Visita aos enfermos da Santa Casa de Misericórdia. 18h- Santa Missa na Capela da Santa Casa.

Domingo 08/09
07h- Santa missa paróquia São Sebastião 09h- Formação com o MB

Informações enviadas por Letícia Vasconcelos/ membro do grupo dos MB

_________________________________________
***Viviane Carvalho – Jornalista / Assessora de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG  Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384  e-mail: [email protected] 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...