Artigos

Guerreiros da vida: Um sentido no caos

“Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente”   (Fl 3, 16)

A vida é repleta de desafios. Qualquer pessoa para crescer ou amadurecer precisa aprender a passar por superações perante tempestades, dificuldades e até eventos de caos. Como encontrar um sentido quando enfrentamos uma grave doença, dificuldades financeiras, tempestades nos relacionamentos, enfim, graves problemas que causam desesperos?

A teoria do caos é um estudo científico do meteorologista Edward Lorenz, na década de 60, que aborda sobre a imprevisibilidade de um evento. Os fatos passados e suas escolhas, estão ligados aos eventos de hoje; e as tempestades da vida, ou o caos, podem ter sentido em escolhas erradas do passado, quer sejam escolhas suas ou de outros que estão a influenciar sua vida. E lembre-se, uma simples escolha positiva sua hoje pode mudar positivamente seu futuro. Então, um dos pilares para lidar com o caos é sua escolha hoje de agir buscando sentido profundo para continuar a lutar, aprendendo e sendo um guerreiro da vida. Como encontrar sentido na vida aprendendo a ser um guerreiro?

O psiquiatra vienense, Viktor Frankl, escreveu que o sentido da vida já está dado para cada ser humano, cabendo a nós encontra-lo. Mas como fazer isso nos dias atuais, em que há tanta agitação, tantas informações, cobranças?! Primeiro é necessário parar e olhar para dentro de si; reconhecer-se, ou conhecer quem você é; somente assim, a partir do autoconhecimento, é que seremos capazes de não ceder a qualquer pressão ou cobrança, e validaremos nossas atitudes, faremos nossas escolhas e nos tornaremos responsáveis pelo “plantio” que fizermos.

Muitas vezes não poderemos mudar as situações que nos acontecem, mas nossa atitude diante destas situações, estas sim dependem de nossas decisões. Podemos nos prostrar diante das condições desesperadoras, dos desafios que muitas vezes a vida nos traz ou trará, ou seguir corajosamente em função de um propósito, de algo maior por mim ou pelos outros. Não raro ouvimos depoimentos de inúmeras pessoas que encontraram sentido em seu sofrimento, encontraram um “para que” lutar. E você, já encontrou sentido em suas lutas? Porque não tenho dúvidas de que sua vida tem um propósito, há uma missão a cumprir que somente você poderá realizá-la, e cabe a você tomar a decisão, e lembre se: até mesmo não escolher já é uma escolha. Então te convido a ser autêntico, a se abrir a oportunidade que a vida lhe traz, seja através dos sofrimentos ou das situações outras, e perceber que não são as condições adversas que te determinam, mas você tem diante de si algo que ninguém jamais poderá lhe tirar: a liberdade! Você é livre para se deixar curvar pelo caos que em algum momento a vida lhe trará, como também é livre para se tornar um verdadeiro guerreiro que não se deixa abater por ele, e que ao contrário, encontra sentido na sua luta e se sobressai a qualquer caos. Ser guerreiro é encontrar o sentido profundo de suas lutas, deixar a força interior que Deus plantou dentro de si se expressar, sendo mais forte que as condições adversas das tempestades. A meditação, a contemplação, a oração e a interiorização, o diálogo, enfim, são armas que te acompanharão oportunizando caminhar firme e corajosamente, independente do grau que tenha alcançado.

Você é um guerreiro nesta vida! Acredite! Lute! Viva! Siga em frente! Somos todos guerreiros nesta vida…

Por Gregório Ventura e Eliane Ventura

Imagem ilustrativa retirada da internet

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...