Notícias

Hoje é dia de Santos Reis

Hoje é dedicado aos três Reis Magos. A Paróquia quem tem os Reis como padroeiros está em festa em Montes Claros desde o dia 24 de dezembro e segue até o próximo domingo, 8 de janeiro de 2017 quando encerrarão as comemorações pelos 84 anos de festa. Dentro da programação da Festa vai acontecer no próximo domingo, último dia da festa a 10ª Corrida Rústica de Santos Reis.

Veja abaixo as últimas programações da Festa para hoje, 06 de janeiro até dia 08.

06 de janeiro de 2017 – Sexta-Feira   (Dia de Santos Reis)
18h30 – Procissão em busca da Bandeira
19h30 – Missa
10h – Missa
15h – Missa
18h – Procissão com os andores
19h30 – Missa da Solidariedade
Responsáveis: Comunidade Matriz Santos Reis, Comunidade São Pedro, Comunidade São Francisco e Comunidade N. Sra. Aparecida.

07 de janeiro de 2017 – Sábado
19h30 – Missa
Responsáveis: EAC, MAC, ENFIR, Adolescência e Juventude Missionária, Crisma Paroquial, Grupo Caminhos, Legião de Maria Juvenil

08 de janeiro de 2017 – Domingo
07h – Corrida Rústica
10h – Feijoada
10h30 – Batizados
19h30 – Missa
Responsáveis: Pastoral do Batismo Paroquial, Acólitos Paroquial, Coroinhas Paroquial e Pastoral do Dízimo Paroquial.
Todos os dias haverá apresentações dos Foliões e Pastorinhas, Atrações Musicais e Barraquinhas. A Ação Entre Amigos se realizará no dia 08 de janeiro de 2017, após a missa de encerramento dos festejos, na igreja Matriz dos Santos Reis.

SAIBA MAIS: O dia 6 de janeiro, marca o momento em que os três Reis Magos encontraram o menino Jesus, revelando seu nascimento para o restante do mundo. É a data em que o Oriente celebra o Natal, como o Ocidente celebra no dia 25 de dezembro. A Igreja de Roma passou então a celebrar a Festa dos Reis Magos. É a festa da manifestação de Jesus como salvador da humanidade – de todos os povos. Epifania que quer dizer manifestação. “Para os cristãos, essa festa significa a acolhida da proposta salvadora de Deus para todos os povos. Três magos, representa o reconhecimento, acolhida da ação salvadora de Deus Pai que se realizará por meio de Jesus Cristo”.

Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos “três Reis Magos”, denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII. Em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, a festa dos Reis Magos passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do estado. No Nordeste, a festa também é bem popular. Em Salvador, os fieis celebram a data com tríduos, procissões e missas.

Formação: A festa da Epifania (festa dos santos Reis/manifestação) surgiu no Oriente como a festa do nascimento de Jesus. É o Natal do Oriente. A exemplo de Roma, no Oriente, nos primeiros dias de janeiro celebrava-se a festa da concepção do deus Hélio (deus sol) pela virgem deusa Coré. No século IV, esta festa chega ao Ocidente e é celebrada de forma diferente. Passa a ser a festa dos Reis Magos. Nesta época, a Igreja não celebrava nenhuma das duas festas: dos Reis Magos e a manifestação de Jesus às nações. A Epifania transformou-se numa festa popular na Idade Média. Na época em que as supostas relíquias dos Reis foram transferidas de Milão para Colônia, na Alemanha. O Evangelho de Mateus (2, 1-12), não fala de reis, mas de magos. E nem revela o nome e quantos eram. Os nomes de Gaspar, Melquior e Baltazar são conhecidos no século IX. No fim da Idade Média, havia o costume de se abençoar as casas com água e incenso bentos no dia 6 de janeiro. As casas abençoadas eram assinaladas nas portas com as letras C + M + B = Christus Mansionem Benedicat (Cristo abençoe esta casa). A piedade do povo associou as letras ao nome dos Reis Magos (cf A.ADAM. O Ano Litúrgico, p.145).

Foto ilustrativa de Marcos Dantas/G1 AM

_______________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹abr 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...