Notícias

Igreja, Mineração e Laicato

A Província Eclesiástica de Montes Claros, composta pela Sede Metropolitana e Dioceses de Paracatu, Januária e Janaúba em parceria com o MAM – Movimento dos Atingidos pela Mineração, as comunidades tradicionais, geraizeiras, ribeirinhas, as comunidades eclesiais de base, a Comissão Pastoral da Terra e Pastorais Sociais, promoverão o 1º Seminário Provincial sobre Igreja, Mineração, Laicato e os impactos socioambientais no Norte e Noroeste de Minas. Tendo em vista essa nova ameaça que aflige o Norte e Noroeste de Minas é preciso organizar ações de enfrentamento a esse grave problema. Os empreendimentos de mineração estão sendo implantados na região sem nenhum plano ambiental de recuperação das áreas degradadas, sem estudos claros sobre como os empreendimentos podem afetar as águas e o abastecimento das populações do campo e da cidade, bem como os impactos sociais.

Em uma região que historicamente sofre com problemas hídricos de escassez e racionalização, não é viável a implantação de minerodutos que utilizam volumes exorbitantes de água. O contexto de implantação desses empreendimentos na região é extremamente nebuloso, informações básicas, implantação desses empreendimentos na região é extremamente nebuloso, informações básicas sobre o processo são omitidos ou negados à população.

O seminário tem por objetivo, articular e potencializar as lutas locais, na Província Eclesiástica de Montes Claros, frente ao avanço da mineração; aprofundar no entendimento da forma de implementação dos projetos, sua relação com o Estado, governos estadual e municipal; debater os problemas sociais, políticos e ambientais comuns na Província Eclesiástica; refletir sobre a nossa atuação frente a esses novos problemas sociais; proporcionar espaço para troca de experiências entre as regiões Norte e Noroeste que já vivem esses problemas relacionados à mineração; avaliar as estratégias das empresas e nossas formas de lutas e enfim, apontar desafios e possibilidades.

O evento vai acontecer nos dias 18 e 19 de fevereiro (sábado e domingo). Será na Casa de Pastoral no bairro Santo Antônio em Montes Claros. Podem participar de 15 a 26 pessoas por Arqui(diocese). As inscrições e informações com Betinha pelo telefone: 38- 3222-9434 e ou pelo email: [email protected] O seminário está previsto para iniciar as 7h manhã de sábado e será encerrado ao meio dia de domingo.

Programação

18 de fevereiro – Sábado
7h – Chegada/credenciamento
7h30 – Café
8h – Mística de abertura (M. Claros)
8h30 – Composição da Mesa/Acolhida e Objetivos do Seminário – Dom José Alberto Moura – Arcebispo de Montes Claros
9h – Ver a Realidade da Mineração na Província Eclesiástica
Assessoria: Alexandre (CPT) e Márcio (Diocese de Paracatu)
10h30 – Intervalo
11h – Depoimento dos atingidos
12h30 – Almoço
13h30 – Retorno
14h – Impactos na Vida Humana e o olhar Jurídico (Teca –  Arquidiocese de Belo Horizonte)
15h30 – Intervalo
16h – Trabalho em grupo (Biomas)
17h – Plenário
18h – Mística de encerramento do dia (Diocese de Janaúba)
20h – Confraternização – Noite Cultural

19 de fevereiro  – Domingo
7h – Celebração Eucarística
8h –  Café
8h30 – Olhar Teológico (Frei Pedro, OFM)
10h – Intervalo – café
10h30 – Encaminhamentos práticos – Grupos de Trabalho por (Arqui)diocese
11h15 – Plenário
11h45 – Avaliação e oração final
12h – Almoço – Encerramento

Outras informações: (38) 3222-9434 com Betinha

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros  (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...