No final da tarde de sábado (16), na capela do Colégio Imaculada (dedicada à Nossa Senhora da Conceição), aconteceu a missa em ação de graças pelos 50 anos de profissão religiosa da irmã Leda. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Montes Claros, dom João Justino de Medeiros Silva, concelebrada pelo vigário geral Monsenhor José Silvestre de Melo, pelos padres Edilson Bonfim e João Carlos Torres e servida pelo diácono permanente, Fernando Veloso. Participaram da missa amigos e familiares e religiosas, inclusive de outras congregações.
“Brota em nosso coração a gratidão a Deus que nos cumula com seus dons e chama mulheres à consagração religiosa. Ele nos concede pela generosidade, pela ação dessas mulheres, muitas bênçãos e graças para a vinha do Senhor”, frisou dom Justino ao iniciar a homilia.
E dirigindo à religiosa disse: “Irmã Leda, muitos aqui a conhecem. Hoje, todos têm a possibilidade de com a senhora, erguerem o cálice da salvação reconhecendo sua trajetória nestes 50 anos. Durante todos esses anos, Deus foi fecundando em seu coração, o compromisso da fidelidade ao projeto de consagrar-se e entregar-se totalmente ao Reino”, recordou o epíscopo. E ao finalizar suas palavras, desejou que ao renovar a profissão religiosa, Deus permita à irmã Leda, força para superar as dificuldades, sobretudo nos momentos sombrios, nos quais todos nós passamos. Aproveitou o momento e em nome da Igreja, agradeceu a Deus por toda a dedicação da religiosa dispensada ao serviço do povo de Deus por onde ela passou. “Que Maria a sustente em seu coração por essa resposta tão generosa”, concluiu o arcebispo. Após a reflexão do bispo, a religiosa renovou seus votos, lembrando o compromisso de fidelidade assumido há 50 anos. No ofertório foram acolhidos símbolos significativos na vida de fé e consagração da irmã.
O final da missa foi marcado pela acolhida da imagem de Nossa Senhora. Depois disso, irmã Leda recebeu o carinho de amigos e familiares, através de homenagens – três meninas cantaram e encantaram ao retratar em uma música, a vocação da religiosa. Por fim, irmã Leda manifestou sua gratidão pela presença de todos e dedicou um agradecimento especial a Deus, pois de acordo com ela, tudo que realizou foi por amor ao Senhor. Recordou momentos que nem sempre foram flores em sua caminhada, mas permitiu viver a fé em sua totalidade humana. Em seu breve discurso, se mostrou feliz com o sim à vocação religiosa dado há 50 anos.
Na próxima edição da revista Clarão do Norte você vai saber como é linda a história de dedicação ao próximo e ao reino de Deus dessa religiosa que é identificada pelo largo sorriso que sempre traz na face. Foi assim que irmã Leda celebrou sua história de uma vida que se fez sagrada, no sagrado de toda a sua vida.
_________________________________________
***Viviane Carvalho – Jornalista / Assessora de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384
e-mail: [email protected]