No último sábado do Mês Vocacional, 26 de agosto, dom José Carlos de Souza Campos ordenou o seminarista Jéferson de Jesus Teixeira como diácono transitório. A cerimônia teve lugar na Igreja Matriz de São Sebastião, localizada em Capitão Enéas-MG, onde Jéferson até então fazia sua experiência pastoral.
O diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, dedicado ao serviço ao próximo. Fortalecidos pela graça sacramental, os diáconos servem o povo de Deus na liturgia, na palavra e na caridade, em comunhão com o bispo e o seu presbitério.
Dom José Carlos, destacou em sua homilia que:
“Este nosso irmão Jeferson e sua vocação diaconal devem realizar a dimensão evangélica e missionária do cuidado da vida, de toda forma de vida, da vida humana e da vida natural, ambas sob a sombra do abandono, do abuso, da banalização, da destruição e da morte. O diaconato é ministério gerador e defensor da vida, de vida digna neste mundo e de vida santificada pela graça, da qual o diácono é também ministro. Como amigos e servidores de todos, sobretudo dos pequenos, pobres, vulneráveis, os diáconos são portadores e pregadores do Evangelho da vida, da justiça, da dignidade humana. Este Evangelho, anunciado e acolhido, dá visibilidade ao Reino e exorciza os demônios que potencializam a indiferença, que criam parcerias com toda sorte de mal e que antecipam a morte das pessoas e da natureza. O cuidado misericordioso dos pobres, o anúncio profético da Palavra de Deus e o serviço da mesa do Pão da Vida devem ser marcas que identificam o diaconato verdadeiro, fiel às suas genuínas origens bíblicas e à sua renovada configuração atual”.
Ao final da celebração de ordenação, dom José Carlos anunciou que o diácono Jéferson irá vivenciar o ministério diaconal na Paróquia Santa Rita de Cássia em Ubaí/MG. O passo seguinte será a ordenação sacerdotal, prevista para o ano 2024.
Confira no vídeo a Ordenação Diaconal de Jéferson Teixeira: