Notícias

Jornada Mundial dos Pobres: Arquidiocese abre Semana da Solidariedade

Em sintonia com o V Dia Mundial dos Pobres, a ser celebrado no próximo domingo, dia 14 de novembro, a Arquidiocese de Montes Claros iniciou ontem, dia 7, a Semana Arquidiocesana da Solidariedade. Com o tema “Sentes compaixão?”, a semana tem como objetivo refletir e partilhar as diversas iniciativas do serviço da caridade, pensar a realidade do pobre no Norte de Minas e como gesto concreto realizar distribuição de alimentos e ações com aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social.

“A Semana Arquidiocesana da Solidariedade é uma forma para nos prepararmos para o V Dia Mundial dos Pobres. Com certeza, é um momento privilegiado de oração, reflexão e partilha de experiências ligadas ao serviço da caridade na nossa Arquidiocese e de gestos concretos”, explica o Vigário Episcopal para a Ação Social, padre Jair Pereira da Silva. Ele ainda ressalta que, durante essa semana, as iniciativas de apoio aos mais pobres e fragilizados estão sendo desenvolvidas pelas paróquias e comunidades, com o envolvimentos dos movimentos, pastorais e instituições sociais.

Programação:

Ontem (07), ocorreu em todos as paróquias a abertura da Semana da Solidariedade e durante a semana cada comunidade irá realizar ações conforme a realidade local de cada uma.

Na próxima quinta-feira (11), às 10h da manhã, acontecerá a Audiência Pública na Câmara Municipal de Montes Claros em comemoração ao Dia do Pobre. Será enfatizado a necessidade de maior diálogo e colaboração nas políticas realizadas pelo poder público e sociedade civil através das organizações e pastorais sociais ligadas à Arquidiocese de Montes Claros. Segundo o padre Jair “A situação de pobreza e desigualdade social exige uma postura colaborativa e criativa de todos os agentes sociais”. No formado presencial, participarão as autoridades representativas da Arquidiocese e da sociedade civil. Devido ao número de presentes permitidos no local, foram  convidados representantes das organizações e pastorais sociais possibilitando a participação das diversas frentes de ação do serviço de assistência e cuidado pastoral na audiência. A reunião especial da Câmara Municipal poderá ser acompanhada pelo Canal da TV Câmara e Youtube da Arquidiocese de Montes Claros.

No dia 14, domingo, Dia Mundial do Pobre, o Arcebispo de Montes Claros, Dom João Justino, irá celebrar às 11h na Igreja São Vicente de Paulo (Asilinho), na Rua General Carneiro, 164 – Centro. Em seguida será servido um almoço para os moradores de rua. São responsáveis pela articulação desse almoço o Pe. Jânio César com as pastorais sociais e o grupo MB. Nas paróquias e comunidades também haverá, conforme a organização de cada paróquia, uma celebração especial como várias ações comemorativas, almoço, café, lanche ou arrecadação de cestas básicas.

Sobre o Dia Mundial dos Pobres

Instituído pelo Papa Francisco em 2017, o Dia Mundial dos Pobres é celebrado sempre no 33º Domingo do Tempo Comum. O desejo do Papa é “que este Dia Mundial se torne, um forte apelo à nossa consciência crente, para ficarmos cada vez mais convictos de que partilhar com os pobres permite-nos compreender o Evangelho na sua verdade mais profunda”. 

No Brasil, para este ano foi adotado o tema “Sentes compaixão?”. Já o lema a ser refletido é inspiração bíblica que nomeia a mensagem do Papa Francisco para a data: “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14, 7). Na programação a semana, de 7 a 14 de novembro, é dedicada à realização pelas comunidades eclesiais missionárias do Gesto Concreto, na Arquidiocese de Montes Claros assumiu o nome de Semana da Solidariedade.

Mensagem do Papa para a V Jornada Mundial dos Pobres 2021

Na mensagem para V Jornada Mundial dos Pobres deste ano, publicada em 13 de junho de 2021, o Santo Padre convida a Igreja e a sociedade para não apenas se reconhecer também pobres e “ficar à espera que batam à nossa porta” mas ir ter com eles às suas casas, aos hospitais e casas de assistência, à estrada e aos cantos escuros onde, por vezes, se escondem, aos centros de refúgio e de acolhimento… É importante compreender como se sentem, o que estão a passar e quais os desejos que têm no coração”.

O Sumo Pontífice lembra também que “os pobres não são pessoas ‘externas’ à comunidade, mas irmãos e irmãs cujo sofrimento se partilha, para abrandar o seu mal e a marginalização, a fim de lhes ser devolvida a dignidade perdida e garantida a necessária inclusão social”.

Além do mercado que ignora ou discrimina os princípios éticos cria condições desumanas que se abatem sobre pessoas que já vivem em condições precárias, criando incessantemente armadilhas novas da miséria e da exclusão, produzidas por agentes económicos e financeiros, desprovidos de sentido humanitário e responsabilidade social, o Papa aponta a pandemia como uma praga que multiplicou ainda mais o número de pobres no mundo.

Como saídas, o Papa aponta ser urgente dar respostas concretas a quantos padecem o desemprego, que atinge de maneira dramática tantos pais de família, mulheres e jovens. “A solidariedade social e a generosidade de que muitos, graças a Deus, são capazes, juntamente com projetos clarividentes de promoção humana, estão a dar e darão um contributo muito importante nesta conjuntura”, afirma Francisco.

O Papa aponta ainda que a assistência imediata para acorrer às necessidades dos pobres não deve impedir de ser clarividente para atuar novos sinais do amor e da caridade cristã como resposta às novas pobrezas que experimenta a humanidade de hoje.

“Faço votos de que o Dia Mundial dos Pobres, chegado já à sua quinta celebração, possa radicar-se cada vez mais nas nossas Igrejas locais e abrir-se a um movimento de evangelização que, em primeira instância, encontre os pobres lá onde estão”, exorta o Santo Padre em sua mensagem.

_______________________________________________
***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...