Notícias

Leigos, embaixadores de Cristo!

Dom José Alberto Moura  presidiu celebração Eucarística de abertura da Festa de Santo Expedito, ocorrido na noite de ontem, quarta-feira 19 de abril – Dia dedicado ao Santo padroeiro das causas urgentes. CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS, “EMBAIXADORES DE CRISTO” NA IGREJA E NA SOCIEDADE  é o tema da festa deste ano. O lema: SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO (Mt5,13-14) . – Os cristãos têm um lugar insubstituível no anúncio e serviço do Evangelho.

Durante a homilia, Dom José levou os fiéis à refletirem sobre o papel do leigo e leiga na Igreja e na sociedade. “Leigos e Leigas são pessoas do povo de Deus, marcados pelo batismo. São encarregados de ajudar as outras pessoas a abrirem os olhos  na igreja e sociedade – são embaixadores de Cristo para ajudarem a Igreja a ser luz. Através do batismo, todos se tornaram luz, foram renovados pela água santificadora do batismo”.

Disse ainda o arcebispo que muitos pensam que isso é coisa para padre, diácono  e bispo – “nós somos encarregados de trazer os dons de Cristo para leigos e leigas a serem embaixadores de Cristo” e completou: “Cada um de vocês deveriam então, ver em quê, e de de modo,  podem ser embaixadores de Cristo”, desafiou o pastor da Igreja Particular de Montes Claros.

E finalizando disse dom José: “No interno da igreja,  o leigo pode e deve desempenhar muitas atividades e ministérios – dentre eles a evangelização nas casas, ação missionária nas famílias, enfim, são enviados como diz o Papa Francisco: “Para serem igreja em saída – ir ao encontro do outro. No mundo profissional por exemplo da comunicação, dos negócios, da política,  o leigo pode desempenhar importante papel de quem é de fato embaixador de Cristo”, alertou.

IMPORTANTE: A comunidade Santo Expedito, localizada no bairro de mesmo nome do Santo, pertencente à Paróquia São Sebastião está em Festa por honra ao seu padroeiro  no período de 19 a 30 de abril. Para a equipe organizadora, são vários os motivos para celebrar e dar glória ao Senhor neste ano de 2017. “O Papa Francisco confirma o Ano Mariano; comemoramos 100  anos da aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos em Fátima: Francisco, Jacinta e Lúcia; 300 anos do achado da Imagem de Nossa Senhora Aparecida  nas redes dos três  pescadores: João Alves, Domingos Garcia e Felipe  Pedroso no Rio Paraíba do Sul, e a Igreja no Brasil  nos apresenta  o   documento 105 que trata da missão dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade, pois receberam, pelo Batismo  e pela Crisma, a graça de serem sal da terra e luz do mundo (Mt5,13-14)”, traz enunciado do folder comemorativo da festa. Bem, com todas estas motivações  e no tempo da Páscoa do Senhor, vamos  celebrar com alegria e entusiasmo a Festa em honra ao padroeiro desta comunidade de fé, Santo Expedito.

ANOTE AÍ A PROGRAMAÇÃO E PARTICIPE!

20 de abril   (5ªfeira)  2º DIA: Leigos e leigas são sinais de Cristo em lugares onde a Igreja não alcança (Doc105n. 51-65,88-90) – A Igreja   caminha para frente, dentro da história, com lucidez e esperança….  A Igreja da escuta, do diálogo e do encontro  se insere no mundo como quem ensina e aprende
Responsáveis: Círculos Bíblicos   e . Comunidade de Santa Luzia- Homenageados: Militares

21 de abril (6ª feira ) 3º DIA: Leigos e leigas uma presença organizada no mundo atual (Doc 105 ,n.168-181; DAp 391-398)-  O Papa Francisco quer uma Igreja de portas abertas; uma Igreja que se assemelhe a um hospital de campanha; mais forte no querigma do que no legalismo; (105 n.172)
Responsáveis: Vicentinos e Comunidade de São Vicente- Homenageados: Professores

22 de abril (Sábado) 4º DIA:  Leigos e leigas inseridos no mundo como testemunhas e servidores do Reino de Deus (Doc105 n.85-90;DAp211-212)  – A Igreja, Escola de vivência cristã, na qual o projeto do Reino encontra  os meios de sua realização, e seja um sinal de contradição, para tudo o que não condiz com o plano de Deus: (n.85)
Responsáveis:  Past.Batismo, Crisma e catequese Infantil – e comunidade de São Sebastião- Homenageados; Médicos, dentistas e enfermeiros.

23 de abril (Domingo) 5º DIA:  Leigos e leigas _ cristãos agindo na transformação do mundo (Doc105n 241-249) – O mundo será sempre um desafio para a ação do cristão, como sujeito eclesial, em vista de sua transformação… também um desafio à própria igreja,.(n.245)
Responsáveis:  Manhã: Fundação Sara e Divina Misericórdia – Noite: Juventude Cristã e jovens  da paróquia- Homenageados: Garis

24 de abril (2ª feira) 6º DIA: Leigos e leigas- homens e mulheres chamados a viver a santidade no mundo (Doc105n.116-118)
– A santidade de vida torna a Igreja atraente e convincente, pois os santos movem e abalam o mundo (N.116)
Responsáveis: Famílias, Pastoral Familiar –Comunidades de Santo Expedito e Desatadora dos Nós – Homenageados: Bombeiros e SAMU

25 de abril (3ª feira) 7ºDIA: Leigos e leigas- resgate do sacerdócio comum  tendo Cristo como centro (Lumen Gentium  10 e11, Doc 105n.94-102) – Os cristãos são chamados a serem os olhos, os ouvidos, as mãos, a boca e o coração de Cristo na Igreja e no mundo (n.102) Responsáveis: Pastoral da Acolhida- Comunidade de Cristo Rei- Homenageados: Comerciantes

26 de abril (4ª feira)
8ºDIA: Leigos e leigas-discípulos missionários e cidadãos do mundo (Doc 105 n. 91-93)
-A unidade da Igreja se realiza na diversidade de rostos, carismas, funções e ministérios.(n.93)
Responsáveis:  Confraria e Terço dos homens- Comunidade de São Judas-  Homenageadas: Domésticas

27 de abril ( 5ª feira) 9º DIA:  Leigos e leigas-discípulos e missionários de Jesus, sal da terra e luz do mundo (Mt5,13-14;Doc105n. 13-14)-  Os cristãos leigos e leigas, na Igreja e na sociedade, devem ter olhares luminosos e corações sábios, para gerar luz, sabedoria e sabor, como Jesus Cristo e seu Evangelho (n.13)
Responsáveis:   CPP-  PASCOM – Comunidade da Boa Viagem- Homenageados: Carteiros

28 de abril (6ª feira) Homenagem à Padroeira do Brasil
Tema: Leigos e leigas- com MARIA, aprendem a contemplar a beleza  do rosto de CRISTO (DAp ,271 Doc 105 n.113-115) – Maria cooperou com o nascimento da Igreja missionária, imprimindo-lhe um selo mariano e maternal (Doc105n.114)
Responsáveis: Legionários – Comunidade de Santo Expedito  –  Homenageados: Moto taxistas e motoristas

29 de abril (sábado) Mastro  Responsáveis: Liturgia de Santo Expedito e Guardiões da Bandeira – Paróquia São Pedro Apóstolo 30 de abril (domingo) Procissão e Missa solene – Responsáveis: Liturgia  de Santo Expedito- Manhã: Arca da Aliança e Divina Misericórdia- Noite: Patrocinadores da festa. Todos os dias missa à 19 horas-Somente no domingo às 18 horas – SEJAM BEM_VINDOS!

Fonte:  Pascom Paroquial

________________________________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros  (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹ago 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...