Mês Missionário Notícias Notícias Missionário

Arquimoc organiza Live Especial sobre a Semana da Vida e Dia do Nascituro

Na Arquidiocese de Montes Claros, no dia 7 de outubro, próxima sexta-feira, durante aula do curso de Teologia do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, será realizada Live Especial: Semana da Vida e Dia do Nascituro com a Professora Anamaria de Souza Cardoso, que é mestre e doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, e contará com a participação dos seminaristas do 2° ano de Teologia. A live será transmitida pelo Youtube da Arquidiocese de Montes Claros, a partir das 8:00 da manhã, direto do Seminário Arquidiocesano.

O Dia do Nascituro é celebrado no dia 8 de outubro. Para a data e durante a semana que antecede o dia, chamada Semana da Vida, as comunidades, paróquias e dioceses de todo o Brasil são convidadas a pensar sobre o valor da vida. O chamado é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“O Dia do Nascituro, 8 de outubro, contribui para lembrar a sociedade: a vida deve ser defendida em todas as suas etapas, desde a primeira, na concepção, até a última, no declínio com a morte natural. Proteger a vida significa ser contra o aborto, mas também exige uma crítica profética à falta de políticas públicas e a outras dinâmicas sociais que igualmente matam. O Evangelho da vida está no centro da missão e da mensagem de Jesus. Por isso mesmo, a Igreja deve ser irrestritamente fiel aos valores do Evangelho da vida, buscando sempre partilhá-los. Cenários e práticas que ameaçam a existência de cada pessoa devem incomodar os cristãos. Esse incômodo aponta para a autenticidade da fé celebrada, professada e testemunhada. Os discípulos de Jesus não podem estar em paz enquanto convivem com desigualdades e com práticas que ameaçam a inviolabilidade da vida.  Dissociar a vivência da fé cristã do compromisso com a defesa de cada pessoa, especialmente dos mais vulneráveis, é sério risco, um tipo de anestesia paralisante. E não basta defender ferrenhamente apenas uma etapa da vida, se esquecendo, desconsiderando ou silenciando-se em relação aos prejuízos cruéis impostos às muitas outras.” (Artigo “Evangelho da Vida” de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e Presidente da CNBB (Clique aqui e confira o artigo completo)

Anamaria de Souza Cardoso_professora de Bioética_Seminário Maior_Foto arquivo pessoal

Anamaria de Souza Cardoso – Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (2002). É mestre e doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). No Seminário Arquidiocesano, vinculado ao Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), é professora de Bioética para o curso de Teologia (desde 2017). No Centro Universitário UNIFIPMoc-AFYA (desde 2011) leciona no curso de Psicologia, com o ciclo de disciplinas das áreas Biológicas: Genética, Neurociência, Neuroanatomia e Psicofarmacologia. Nessa mesma instituição atua também como revisora na Revista Multidisciplinar, como tutora de Projeto Interdisciplinar, orientadora de Iniciação científica e como Professora Assistente no Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente, NAPED.

______________________________________________
**Fabíola Lauton – Comunicação Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...