MEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA Notícias

Maria Mãe da Igreja: Padroeira da Arquidiocese de Montes Claros

Maria Mãe da Igreja, 2021 Foto: Laura Tupinambá

A memória litúrgica da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja é celebrada na segunda-feira depois do Pentecostes, este ano 24 de maio. Título dado a Maria por São Paulo VI, na Constituição Dogmática Lumen Gentium, sobre a Igreja, promulgada em 21 de novembro de 1964. Segundo explicou São Paulo VI no documento, Maria é mãe de todo o Povo de Deus, tanto dos fiéis como dos pastores. Em 18 de dezembro de 1965, no Vaticano (Roma), Paulo VI declarou “Maria, Mãe da Igreja”, Padroeira Principal da Diocese de Montes Claros.

Em 2018, a memória de Maria Mãe da Igreja foi inserida no Calendário Litúrgico por desejo do Papa Francisco. O motivo da celebração, de acordo com o Decreto “Ecclesia Mater”, é favorecer o crescimento do sentido materno da Igreja nos Pastores, nos religiosos e nos fiéis, como também da genuína piedade mariana.

“O Sumo Pontífice Francisco, considerando atentamente quanto a promoção desta devoção possa favorecer o crescimento do sentido materno da Igreja nos Pastores, nos religiosos e nos fiéis, como também da genuína piedade mariana, estabeleceu que esta memória da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, seja inscrita no Calendário Romano na Segunda-feira depois do Pentecostes, e que seja celebrada todos os anos”, destaca um trecho do Decreto “Ecclesia Mater” da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

A imagem retrata Nossa Senhora com traços mais brasileiros. Nos braços traz o Filho Jesus Cristo, um pouco mais alto do que ela, sendo que Ele é a cabeça da Igreja da qual Maria faz parte. No seu manto várias figuras, indicando os membros do Corpo Místico de Cristo que somos nós. Várias categorias de pessoas para expressar a totalidade do povo de Deus a Igreja.  A imagem fica dentro da Catedral Nossa Senhora Aparecida e pode ser visitada pelos fieis que adentrarem ao templo. Vale a pena conhecer de perto a única imagem feita por um artesão local com as cores e características do nosso povo.

_______________________________________________
***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...