Diante da ausência de diretrizes ou orientações comuns para o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística na Arquidiocese de Montes Claros, o Secretariado para a Liturgia, organizou e enviou, ad experimentum, orientações para que sejam aplicadas pelo período de um (01) ano, a contar do dia 15 de agosto de 2023.
Segundo o documento, “O ministério de leigos e leigas que auxiliam na distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística, na Celebração Eucarística ou da Palavra, e a levá-la aos enfermos ou outras pessoas impossibilitadas de participar da Santa Missa, caracteriza-se como um verdadeiro ofício que enriquece a comunidade eclesial”. O documento acrescenta que esse serviço litúrgico “Não se trata de uma promoção nem destaque entre os membros da comunidade, e sim de uma valiosa missão. Missão essa que deve manifestar, por parte dos fiéis, um grande empenho para o crescimento comum do corpo de Cristo que é a Igreja”.
Após o período de um (01) ano, estipulado para vivenciar estas orientações, o documento ainda explica que: “pretendemos avaliar a experiência e assim, estabelecer orientações mais precisas”. “Estas orientações pretendem auxiliar os párocos e administradores paroquiais na nomeação e investidura dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística em suas paróquias, bem como ajudar aqueles que prestam tal serviço a compreender seu ministério e a exercê-lo com fé, sabedoria e simplicidade”, esclarece o documento.