Artigos Notícias

Mostrai que sois nossa Mãe, ó Virgem Maria

A Igreja reunida em toda parte do mundo celebra, no dia 16 de julho, a memória litúrgica da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo. A festa em honra a Nossa Senhora do Carmo foi instituída para celebrar a aparição da Virgem a São Simão Stock, no dia 16 de julho de 1251. Diz a tradição que nessa época, perseguidos pelos muçulmanos, os religiosos Carmelitas deixaram o Monte Carmelo e os lugares próximos da Palestina e foram para a Europa, procurando se estabelecer.

Contudo, também no Ocidente, a Ordem dos Carmelitas sofreu muitas injustiças. Diante dessas ocorrências, o então superior geral da ordem, São Simão Stock, voltou-se para a Mãe da Esperança e lhe pediu: “Ó Virgem Maria, tomai nossa defesa, e mostrai que sois nossa Mãe”. Maria, ouvindo os clamores de São Simão, deu-lhe um escapulário e dirigiu a ele as seguintes palavras: “Recebe, meu querido filho, este escapulário, como sinal da minha confraria, e prova do privilégio que obtive para ti e para todos os Carmelitas; é um sinal de salvação, um escudo nos perigos, um penhor de paz e aliança eterna. Aquele que morrer revestido deste escapulário será preservado do fogo do inferno”.

Após as palavras confortadoras da digníssima Mãe de Deus, o escapulário passou a ser parte integrante da veste dos carmelitas, e São Simão Stock propagou a devoção a Nossa Senhora do Carmo por todos os lugares. Em honra a ela, compôs um dos mais belos hinos da Igreja, o Flos Carmeli.

O Concílio Vaticano II ensina que Maria é figura visível da Igreja peregrina. Ela é o esplendor e a flor do Carmelo. Em Maria, Deus refez o jardim, o seu paraíso, e nele colocou um novo homem, o seu Filho unigênito, redentor do gênero humano. À luz do Evangelho que leremos neste domingo, 16/07/23, o semeador que saiu para semear (cf. Mt 13,1-23), o santo padre, o Papa Francisco, em sua reflexão no Angelus de 13/06/2014, disse que a Virgem Maria é o modelo perfeito de terra boa. Nela, a Palavra lançada germinou, cresceu e tornou-se a árvore da vida.

Em nossa amada Arquidiocese de Montes Claros, a devoção à Virgem do Carmo é marcante, sobretudo devido à presença das Irmãs Carmelitas. O Carmelo, Maria Mãe da Igreja e São Paulo VI, situado no território da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, é sinal da fecundidade dessa devoção. Hoje, o Carmelo montesclarense conta com um número expressivo de 18 irmãs carmelitas: 10 professas e 08 noviças. Esse número significativo mostra que a mãe de Deus continua a nos dizer: “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

Unidos a toda família carmelitana, peçamos à Virgem Maria que nos proteja de todos os perigos e adversidades que possam nos afastar do encontro com o seu amado Filho. Maria, mãe da Esperança, sede o nosso refúgio. Amém!

Seminarista John Winston Sá 
Equipe Arquidiocese em Missão
Arquidiocese de Montes Claros

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2023› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...