Notícias

Multidão lota a praça da Catedral em Janaúba para receber o 4º bispo diocesano

A praça em frente à Catedral Sagrado Coração de Jesus, na área central de Janaúba, ficou pequena para a multidão de fiéis que foram participar da cerimônia de posse canônica de dom Roberto José da Silva, ocorrida na manhã de domingo, 8 de setembro, dia da festa da Natividade de Nossa Senhora. Debaixo de um rigoroso sol, o povo permaneceu fiel ao rito solene de início do ministério episcopal do 4º bispo diocesano. A missa foi presidida pelo arcebispo de Montes Claros, dom João Justino de Medeiros Silva. Concelebraram com ele, dom Gil Antônio Moreira (Arcebispo de Juiz de Fora), dom José Moreira (Bispo da diocese de Januária), dom Alberto Moura, bispo emérito de Montes Claros e dom Ricardo Brusatti, bispo emérito de Janaúba, além de dezenas de padres da referida diocese e de outras dioceses. Governa então a diocese caçula da Província Eclesiástica de Montes Claros, dom Roberto José da Silva, nomeado bispo de Janaúba no último dia 12 de junho de 2019 pelo papa Francisco. Depoimentos, manifestações de carinho ao novo bispo foi marcado por falas, presentes e músicas.

Ao tomar a palavra, disse dom Justino ao amigo e bispo de Janaúba: “Dom Roberto, desejo que seja fecundo o seu pastoreio”. Falou ainda da beleza do povo gorutubano, que traz nos olhos o mesmo brilho do sol que arde naquelas terras. Lembrou que seus antecessores já semearam bastante e que por isso, colherá bons frutos da missão de cada um deles. Orientou que continuasse a semeadura, pois ali, encontrará muitos operários dispostos a caminharem com ele. Destacou que cabe a cada bispo da Província Eclesiástica efetivar no norte e noroeste de Minas Gerais, a ação missionária evangelizadora inspirada nas diretrizes gerais da Igreja no Brasil. “Vamos reforçar nossos laços como bispos entre as dioceses de nossa província, e auxiliadas por nossos padres, multipliquem as comunidades eclesiais”, finalizou dom João.

Na homilia dom Roberto agradeceu ao arcebispo de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira pela confiança e fraternidade, e os demais bispos que concelebravam com ele, a oportunidade de dividirem aquele momento tão importante em sua vida. Revelou que seu desejo nessa diocese que assume, é o de realizar junto ao povo de Deus, um bonito caminho de aprofundamento do discipulado de Jesus. Buscar viver a espiritualidade da comunhão pascal. O sinal visível que reconhecemos Jesus ao partir o pão e no partir o pão. E ao finalizar pediu à Nossa Senhora do Imaculado Coração que intercedesse por eles, para que tenham os mesmos sentimentos de Cristo Jesus.

Ao agradecer a oportunidade de estar ali, participando de um momento especial em sua vida também, dom Gil Moreira, arcebispo de Juiz de Fora disse que continuará unido ao novo bispo, sobretudo na oração Eucarística. E desejou publicamente ao dom Roberto: “Deus o abençoe muito. Que o senhor seja tão bom bispo, como foi bom sacerdote em Juiz de Fora”, finalizou dom Gil.

Sobre o novo bispo: Dom Roberto José da Silva é o primeiro filho de Expedito Braz da Silva e Lair Maria de Oliveira e Silva. Nasceu em 18 de março de 1965, em Santos Dumont, Arquidiocese de Juiz de Fora, Minas Gerais. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio na referida arquidiocese, em 16 de fevereiro de 1987. Foi ordenado diácono em 24 de abril de 1994 e presbítero em 04 de dezembro do mesmo ano, por dom Clóvis Frainer, na Matriz de São Miguel e Almas, em Santos Dumont.  Antes de ser nomeado pelo papa Francisco, bispo de Janaúba, em 12 de junho de 2019, foi reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e administrador paroquial da paróquia Santíssimo Redentor.

________________________________________
***Viviane Carvalho – Jornalista / Assessora de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG  Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384  e-mail: [email protected] 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...