Notícias

Nenhum direito a menos…

Abordagens sob o ponto de vista acadêmico, com interação entre a comunidade universitária e a sociedade local e regional. Esta é a proposta da programação especial que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza nesta quarta-feira, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).

O tema para este ano é “Nenhum direito a menos, nem UMA a menos!”, sob coordenação da Pró-Reitoria de Extensão. Um dos destaques na programação está no lançamento do grupo de estudos do Observatório Empoderamento do Feminino/Unimontes, que também organiza o evento.

O Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (Niisa), o Grupo de Pesquisa Gênero e Violência (GG) e o programa de Pós-Graduação Stricto sensu em História (PPGH) também estão entre os organizadores do evento.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DA MULHER

8 MARÇO: Mesa redonda (8 horas- mesa redonda sobre a temática principal do evento – até as 11 horas. Será no auditório “Mário Ribeiro”, prédio 6, do campus-sede, com entrada franca. Participam da atividade as professoras Bárbara Souto, Ivete Almeida e Cláudia Maia, do Departamento de História; Luciene Rodrigues, do Departamento de Ciências Econômicas; e Isabel Brito, do Departamento de Ciências Sociais, além das professoras Leonara Lacerda, pós-doutoranda em Ensino de História, e Leninha Alves, do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA).

16h Entrega do documento síntese de Políticas Públicas Municipais para as mulheres de Montes Claros – Prefeitura de Montes Claros

À tarde, na sala de videoconferência do Centro de Educação a Distância (CEAD/Unimontes), prédio 7, do campus-sede, acontece o lançamento do grupo de estudos do Observatório Empoderamento do Feminino (OEF/Unimontes). Será entre 17 e 18h30. Em resolução do Cepex, o Observatório foi institucionalizado em junho de 2016, com foco em pesquisas e atividades de extensão acerca da experiência das mulheres do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. A professora Daliana de Lima Antônio é a coordenadora do OEF.

A programação prossegue à noite com a parte artística, às 18h30, no Hall do prédio 2, com Oficina de Turbante, recitais de poesia, apresentação musical e mostra de artesanato. Haverá, também, intervenções políticas sobre a importância das lutas das mulheres e o respeito aos direitos humanos, com espaço para apresentar pôsteres e banners. Além das atividades no campus-sede, a Unimontes será parceira na realização da “Marcha das Mulheres/2017”, que acontecerá no sábado (11/3), às 8h30, com concentração e saída da Praça Doutor João Chaves, em frente ao Automóvel Clube de Montes Claros.

18h30 Intervenções artísticas e políticas – Unimontes

10  MARÇO
18h Roda de Conversa sobre a Reforma da Previdência e a vida das mulheres – Centro Cultural

11  MARÇO
8h – Marcha das Mulheres de Montes Claros – Contra a reforma da previdência – Concentração Praça do Automóvel Clube
9h Ação Saúde da Mulher – Praça Dr. Carlos

A participação será gratuita. Além da Universidade Estadual de Montes Claros e do CAA-Norte de Minas, a organização conta com o apoio da Cáritas Arquidiocesana, Associação de Mulheres Amigas do Grande Major Prates (AMA), Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais , Delegacia da Mulher/Polícia Civil , Escola de Fé e Política, Fundação Fé e Alegria, Coletivo “Filhas de Frida” e Levante Popular da Juventude. E ainda: Organização Libertadora de Gênero e Ativismo, Pastorais sociais e setor social, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montes Claros e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg).

Fonte: Unimontes
Foto:  Helem Santa Rosa – CAA.

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros  (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...