Notícias

No dia dedicado à Nossa Senhora de Lourdes, Arley Humberto será ordenado diácono!

Aos 39 anos de idade e com uma rica experiência na caminhada pelo discernimento vocacional, no dia dedicado à Nossa Senhora de Lourdes, às 18h30, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, Arley Humberto da Silva Santos, será ordenado diácono pelas mãos de dom João Justino de Medeiros Silva. Para saber mais quem é o filho mais velho do senhor Antônio Augusto dos Santos e dona Maria Marta da Silva Santos, conversamos um pouco com o futuro padre que sairá do seio da Comunidade Filhos de Maria.

Nascido no dia 16 de agosto de 1981, em Montes Claros, o menino primogênito do senhor Antônio foi batizado pelo religioso premonstratense, cônego João Batista Lopes, na matriz de São Norberto. Sua catequese foi preparada na paróquia Santa Rita de Cássia. A primeira comunhão foi recebida das mãos do Monsenhor Antônio Alencar.

Mas como foi a infância desse menino, que no seu interior, algo o impelia a ser vocacionado? “Na infância fui coroinha servindo tanto ao Monsenhor Alencar como ao padre Sérgio, que o substituiu em seguida. Neste ministério estive à frente de um grupo de coroinhas que foi formado na época, bem como de alguns grupos de jovens que se criaram na comunidade do Senhor do Bomfim, à qual meus pais pertencem até hoje. Na tenra infância sempre acompanhava minha mãe às missas dominicais na igreja de São Sebastião, na época, sob o comando dos padres jesuítas, aos quais sempre me trouxeram admiração.

Arley conta que desde que fez a primeira comunhão, começou a ajudar na comunidade, em especial, sua mãe com outras turmas de catequese, onde serviu com alguns anos. Lembrou que foi durante a infância e adolescência que começou a viver a experiência de oração. A responsável por essa prática foi sua avó paterna, dona Odília Lemos Santos. “Ela foi sempre um sinal de profunda vida de oração e dedicação ao Senhor. Nada era feito sem oração na casa da minha avó. Nos horários das refeições era sagrado, nada de brincadeiras à mesa”, conta. Estudou na Escola Estadual Clóvis Salgado, localizada no bairro Santo Expedido, região onde residia os familiares de sua mãe.  Foi ao lado da bisavó materna, dona Regina Catarina, que o menino Arley aprendeu a disciplina e a obediência. O ensino fundamental e médio foi na Escola Técnica, local de grande aprendizado e desenvolvimento tanto na excelência do estudo como nas possibilidades esportivas e de conhecimento geral.

A VOCAÇÃO – Foi no final do ano de 1997 que Arley fez sua primeira experiência na Renovação Carismática Católica (RCC), especificamente no Grupo de Oração Filhos de Maria. Ali começava o meu verdadeiro “apaixonar por Cristo” com um maior comprometimento na vida de oração em busca de uma conversão e de responder ao chamado do Senhor. Em 1998 o grupo de oração promoveu o I Maranatha. Encontro que me marcou profundamente e me fez ouvir com maior precisão, o chamado para uma vida totalmente entregue ao Senhor. No dia 20 de outubro daquele ano iniciamos a Comunidade Filhos de Maria com o desejo de responder ao Senhor que nos chamava a algo mais. Após um encontro na Canção Nova no qual fomos como Comunidade, durante uma missa celebrada pelo padre Valeriano, tive uma experiência que me levou a desejar o sacerdócio. Voltando dali comecei, junto com Victor Barbosa, hoje padre, mas na época também era membro da Comunidade, a nos corresponder com os padres Dehoniamos. Em abril de 1999 fiz um retiro vocacional em Taubaté -SP. Ao retornar precisei discernir entre o meu chamado à Comunidade Filhos de Maria e a ida para aquela Congregação. Eu tinha no coração o desejo de ser padre e também o carisma que gritava em mim. Decidi fazer com que o meu sim primeiro ecoasse para a eternidade e permaneci na Comunidade aguardando o tempo do Senhor.

E O TEMPO FOI SENDO PREPARADO! Em janeiro de 2000 começamos como Comunidade de Vida e eu saí da casa dos meus pais para viver essa experiência de entrega total. Naquele ano fiz a minha primeira experiência de missão de Semana Santa. Fui com o então seminarista Fábio Vieira, hoje padre residente no Canadá,  para a comunidade de Campos Gerais. Em 2001 eu viria a entrar no Seminário Maior Imaculado Coração de Maria para cursar a Filosofia e, posteriormente a Teologia. Permaneci no Seminário até julho de 2006, tendo interrompido o processo formativo para melhor discernir e responder com maior propriedade os meus dois chamados: o de servir a Comunidade e ao Sacerdócio. Cursei psicologia na Faculdade de Saúde Ibituruna e ao término dos estudos, em 2011, parti em missão para a Terra Santa, propriamente a cidade de Taybeh, antiga Efraim – que acolheu Jesus nos seus últimos dias antes da Paixão. Enquanto não conseguia me comunicar em árabe e com um inglês muito ruim, e encontrei no diácono Marcelo Eduardo, Graziella e Andreia, a linguagem do amor. Ali aprendi a cuidar dos idosos, tratar da sua saúde daqueles que necessitavam. Juntos demos os primeiros passos para a missão e confirmamos que tudo aquilo era a manifestação do amor misericordioso do Pai para aqueles que ali sofrem. Foi na Terra Santa que em 2016, após um bom período de discernimento retomei os meus estudos teológicos no mosteiro de São Salvador, em Jerusalém. O mosteiro pertence à Custodia da Terra Santa sob os cuidados dos Frades Menores.

Em 2018 retornei para Montes Claros para dar prosseguimento ao processo em vista à ordenação, tendo a Igreja Particular já sob o governo de dom Justino de Medeiros Silva. Hoje dou mais um passo para a concretização desse sonho.

Arley será ordenado logo mais na Catedral Nossa Senhora Aparecida! Participe com sua família!

_________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
(38) 99905-1346 (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

 
 « ‹fev 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...