Dom Leonardo Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, assina nota de pesar pelo falecimento de dom Diógenes Silva Matthes, bispo emérito de Franca (SP) ocorrido na madrugada deste domingo, 20 de novembro. “Dom Diógenes deixa-nos uma história pessoal de especial significado”, afirma dom Leonardo que envia cumprimentos de condolências aos familiares de dom Diógenes, ao bispo titular de Franca, dom Paulo Beloto e às comunidades da Diocese.
Leia a Nota na íntegra: Nota de pesar da CNBB pelo falecimento de Dom Diógenes Silva Matthes
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu, com grande pesar, a notícia do falecimento de dom Diógenes Silva Matthes, bispo emérito de Franca (SP), neste domingo, 20 de novembro. Enviamos nosso abraço fraterno aos familiares, a dom Paulo Roberto Beloto e a todos os membros das comunidades da Diocese.
Dom Diógenes deixa-nos uma história pessoal de especial significado. 85 anos de vida, sendo 59 como padre e 45 como bispo. Seu lema episcopal foi uma recordação de alegria permanente: “Amados no Senhor”. Essa lembrança remete atenção especial à Palavra do Papa Francisco na Encíclica Evangelii Gaudium: “A Igreja deve ser o lugar da misericórdia gratuita, onde todos podem se sentir acolhidos, amados, perdoados e animados a viverem segundo a vida boa do Evangelho” (n.114).
Em preces, suplicamos ao Pai Misericordioso que acolha este nosso irmão e faça brilhar para ele a luz eterna: “E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais” (Jo 11,26).
Em Cristo,
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB
DOM DIÓGENES: Faleceu hoje às 5 horas da manhã, em Franca (SP), dom Diógenes Silva Matthes, bispo emérito da Diocese, aos 85 anos de idade. Pe. Célio Adriano Cintra, Chanceler da Diocese que assina a nota de falecimento, afirma que “a Diocese de Franca louva e agradece a Deus por sua longa vida que ficará indelevelmente marcada entre nós e na história da Diocese por suas grandes obras em favor do Evangelho e da Igreja Particular de Franca”.
Dom Diógenes nasceu em 12 de outubro de de 1931 na cidade de Caconde (SP). Foi ordenado padre em 1957 e bispo em 11 de março de 1971. Segundo o site GCN, de Franca, dom Diógenes foi o “responsável pela ordenação da maioria dos padres da diocese (ele contabilizava mais de 70) e pela criação da maior parte das paróquias”. Também partiu de Dom Diógenes “a divulgação da devoção à Santa Gianna, que, por meio de um milagre operado em Franca, possibilitou sua canonização em Roma”.
A Nota da Diocese manifesta pesar pelo falecimento: “manifestamos aos familiares nossos sentimentos de pesar e dor pelo passamento desse Servo do Senhor que, agora, é chamado a viver em plenitude a vida dos justos. Seja conforto e consolo a fé na Ressurreição e na Vida Eterna dadas pelo Cristo aos que Nele creem como dom Diógenes sempre testemunhou e pregou”.
O corpo está sendo velado na Catedral de Franca e houve celebração da Santa Missa de corpo presente às 17h e 19 h e o sepultamento será realizado na segunda-feira, 21 de novembro, após a missa das 10h.
Fonte: CNBB
________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]
Adicionar Comentário