Notícias

Nota de Pesar e Solidariedade pelo falecimento de Irmã Teresa Margarida

O arcebispo dom João Justino e toda Arquidiocese de Montes Claros comunicam e manifestam pesar pelo falecimento da Irmã Teresa Margarida, da Comunidade do Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI de Montes Claros, ocorrido às 01:00 dessa madrugada, (02/10).
Há meses, a ex-priora lutava contra um câncer. Entrou para o Carmelo em sua fundação, há 43 anos.
As exéquias serão celebradas na Capela do Carmelo, provavelmente, na tarde de hoje. Em razão da pandemia, será restrita a participação. Nos unimos em oração com familiares, amigos e com a comunidade do Carmelo.
.
.

Irmã Teresa Margarida

“Maria Rosita Gonçalves de Araújo nasceu no dia 4 de abril de 1942, Sábado Santo, em Montes Claros – MG. Terceira filha do casal Adão e Erotides, que teve mais 8 filhos. Desde os dez anos sentiu o chamado para a vida religiosa, mas foi aos 18 anos que ingressou na Ordem Premonstratense, no mosteiro de Petrópolis – RJ. Aí viveu durante onze anos, quando o mosteiro foi fechado. Transferiu-se então para Villoria, na Espanha, para continuar a viver sua vocação de monja premostratense, mas passados alguns meses decidiu deixar a Ordem e regressou ao Brasil. Depois de alguns anos de espera e de discernimento, pediu para ser aceita no Carmelo e obteve o consentimento da comunidade. Na época, o Carmelo de Montes Claros ainda não tinha se instalado. Seu ingresso ocorreu no mesmo dia da fundação deste Carmelo, em 8 de setembro de 1977. Recebeu o hábito das carmelitas descalças no dia 24 de setembro de 1978. A partir de então, passou a se chamar irmã Maria Teresa Margarida do Sagrado Coração de Jesus. Fez sua profissão solene no dia 24 de março de 1984. No ano de 1998 foi ajudar os Carmelos da Terra Santa, onde esteve por 1 ano. Entre os anos de 2017 e início 2020, esteve à frente da comunidade como Priora. Ao final de seu ofício, foi diagnosticada com câncer e desde então lutou pela vida, mas, com muita paz e serenidade, toda entregue nas mãos misericordiosas de Deus”.

Livro: “A Mão Misericordiosa de Deus”

O Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI de Montes Claros lançou no último dia 01 de setembro, memória litúrgica de Santa Teresa Margarida do Coração de Jesus, o livro “A Mão Misericordiosa de Deus”, uma autobiografia da Irmã Maria Teresa Margarida. (Clique aqui e saiba mais.)

*Fotos e texto: Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI e Ordem Secular de Montes Claros – Comunidade Santa Elisabete da Trindade

_______________________________________________

***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros – (38) 9 9957-3961 / (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...