Notícias

O Papa da Eucaristia

A solenidade de São Pio X, Padroeiro Secundário da Arquidiocese de Montes Claros foi presidida pelo arcebispo coadjutor Dom João Justino de Medeiros Silva a convite de Dom José Alberto Moura, arcebispo metropolitano que concelebrou com os padres: George Amarante,  formador do Seminário Propedêutico que também tem como padroeiro, São Pio X, os vigários da Catedral, Padre Ari e Padre Wagner, o pároco Padre Valdomiro Soares (Frei Valdo) e o reitor do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, Monsenhor Silvestre de Melo.  Serviu o Presbitério, o Diácono Milton Ney Souza que foi designado para acompanhar o Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese.

Durante a procissão de entrada o Hino de São Pio X foi entoado pelo ministério de música que animou a celebração. “O Papa da Eucaristia, que nos mostra Jesus neste altar, corpo e sangue que nutre e sacia nossa fome de evangelizar”, dizia parte da música naquele momento.  São Pio X  foi um papa que despertou e realizou reformas que foram importantes para a Igreja Católica, foi ele quem criou a diocese de Montes Claros em 1910.

“Foi um papa do início do século XX de grande importância para vida da igreja tendo ele se dedicado a muitas reformas. Passou por várias etapas na sua vida sacerdotal – experiência ampla que o fez cuidadoso com o clero, liturgia, formação do laicato e estudos bíblicos que incentivaram a dimensão missionária. Incentivou a participação cotidiana da Eucaristia estendendo a comunhão para crianças. Cuidou da Igreja com seu coração de Pastor”, pontuou Dom Justino que continuou: “Vivemos um tempo precioso na nossa vida eclesial com Francisco, que tem nesse tempo, segundo desafio desse tempo, insistido em mudanças, reformas, sempre na perspectiva de tornar a igreja mais fiel no tempo, na história à sua missão”, lembrou em pedir que todos rezassem na intenção do papa que tem encontrado resistências, críticas e incompreensões. “Isto não foi diferente com São Pio X que em profunda comunhão com o Senhor, conseguiu conduzir a Igreja naquele momento delicado às portas da primeira guerra mundial”.

Ao final da celebração, Dom José pediu que fosse lido o decreto que formaliza a autonomia do Seminário Propedêutico São Pio X que atualmente está em novo endereço, ao lado da Matriz de São Sebastião, na Vila Guilhermina em Montes Claros. Depois de cantar os parabéns e da benção final, um jantar foi oferecido aos seminaristas do propedêutico e ao SAV – Serviço de Animação Vocacional  no Centro de Evangelização João Paulo II.

Oração de São Pio X Padroeiro Secundário da Arquidiocese de Montes Claros
Bendito sejais Deus, Senhor do céu e da terra, que nos destes a graça do papado e um tão grande intercessor como São Pio X. Concedei-nos, Senhor, pela intercessão de tão insigne santo, a graça da paz para toda a Igreja de Cristo e para todos os seus membros e fiéis. Por Cristo e Maria, Amém.

Fotografia: Pascom Catedral
____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹jul 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...