Artigos Artigos de Dom João Justino Notícias

O céu passa pelo coração dos irmãos

Foto: Dom João durante visita o Vale das Cancelas - Grão Mogol, MG (Laura Murta/ Thiago Corbelino)

Ouve-se, às vezes, em algumas comunidades, ora nas missas, ora em encontros de oração ou de pastorais, uma canção cujo refrão diz “O meu lugar é o céu, é lá que eu quero morar”. Sobretudo adolescentes e jovens gostam de cantar com vibração e, se o contexto favorece, pulam e dançam. O texto da música tem duas estrofes: “Eu sei não vale a pena, tanta grana, poder, fama, pois isso tudo aqui vou deixar. E sei que lá no céu só chega aquele que na terra seus bens soube compartilhar. Por isso, todo dia, dia a dia, a cada hora, eu sei com Deus eu posso contar. E a cada passo certo que eu der aqui na terra, mais perto dele eu vou ficar”. Essas poucas palavras comunicam com simplicidade o itinerário para uma vida em Deus: nossa vida, destinada à plenitude da comunhão com Deus, passa pelo exercício da fraternidade. Daí a afirmação: o caminho para o céu passa pelo coração dos irmãos.

Esse tema atravessa por séculos a doutrina cristã. Ele retorna com regularidade. O céu é um dom, é pura graça? O céu precisa ser conquistado? É resultado do obrar humano? É prêmio divino para os justos? Basta ter fé? A doutrina cristã preservou a prioridade da graça divina em relação à responsabilidade humana. O desafio é conciliar a fé inabalável no amor de Deus e o empenho cotidiano de servi-lo no amor aos irmãos, especialmente os mais pobres, pois a misericórdia é a chave do céu (Evangelii gaudium, 197).

No entanto, há uma tentação recorrente, a de considerar que a fé tem a ver somente com as expressões do culto religioso. Alguns buscam uma espécie de purismo cultual e correm o risco de se distanciarem da realidade, negando a importância dos desdobramentos da vida cristã no âmbito da cidadania e da participação política. O cuidado com os pobres, que nunca poderá ser desconsiderado pelos discípulos de Jesus, pede o exercício de uma caridade que “não se reduza à esmola, mas implique a atenção à dimensão social e política do problema da pobreza” (Compêndio da Doutrina Social da Igreja, 184).

O Papa Francisco indica a profunda relação entre os atos de culto e os atos de misericórdia. Ele ensina: “Não posso deixar de lembrar a questão que se colocava São Tomás de Aquino ao interrogar-se quais são as nossas ações maiores, quais são as obras exteriores que manifestam melhor o nosso amor a Deus. Responde sem hesitar que, mais do que os atos de culto, são as obras de misericórdia para com o próximo: ‘não praticamos o culto a Deus com sacrifícios e com ofertas exteriores para proveito d’Ele, mas para benefício nosso e do próximo: de fato Ele não precisa dos nossos sacrifícios, mas quer que Lhos ofereçamos para nossa devoção e para utilidade do próximo. Por isso a misericórdia, pela qual socorremos as carências alheias, ao favorecer mais diretamente a utilidade do próximo, é o sacrifício que mais Lhe agrada’” (Gaudete et exsultate, 106).

Cantemos com alegria: “O meu lugar é o céu, é lá que eu quero morar”. Esse desejo do céu, plantado em nós por Deus quando nos chamou a viver, nos mobilize a favor da caridade e de seus desdobramentos sociais e políticos. Já disseram que a Cruz tem duas hastes para nos lembrar do céu e dos irmãos. Mas vale observar: a haste vertical que aponta para o céu, e está plantada na terra, necessariamente se entrecruza com a haste horizontal, o serviço a Deus no amor aos irmãos.

+ João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo Metropolitano de Montes Claros

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹ago 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...