A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) está reunida na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, realizando a Semana Nacional de Atualização para Formadores de 2018. O encontro segue até o dia 13 de julho tem como tema: “A dimensão intelectual da formação Sacerdotal a partir das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”.
O encontro faz parte do projeto da OSIB NACIONAL que, a cada ano, procura aprofundar uma das dimensões da formação. Já foram percorridos os seguintes passos nestes últimos anos: a dimensão humano-afetiva (Fortaleza – CE, janeiro de 2016), a dimensão comunitária (Brasília – DF, julho de 2016), e a dimensão espiritual (Aparecida – SP, julho de 2017).
O evento deste ano, está acontecendo nas dependências do Hotel Prodigy, conta com a presença do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, que presidirá a Celebração Eucarística com Vésperas nesta quinta-feira, dia 12 de julho, às 18h. A formação será assessorada pelo referencial da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) no Regional Leste 1 e bispo auxiliar da Arquidiocese, Dom Joel Portella Amado.
Segundo o membro da secretaria nacional da OSIB, Padre Douglas Alves Fontes, “A OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil), celebrando seus 40 anos de fundação, iniciou a Semana Nacional de Formação para Formadores no último dia 09. Seguindo a programação do quadriênio do Organismo, a temática abordada foi a Dimensão Intelectual da Formação Sacerdotal na Nova Ratio Fundamentalis. O encontro está sendo realizado no Hotel Prodigy na cidade do Rio de Janeiro e o assessor é Dom Joel Portella, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio. Durante o evento acontecerá a eleição da nova Diretoria Da OSIB nacional. O encontro se encerrará no dia 13 com a Santa Missa presidida por Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre. Nessa ocasião, será lançada o livro (Formação Sacerdotal Hoje) comemorativo dos 40 anos da OSIB com uma coletânea de artigos sobre a formação sacerdotal.”, destacou o padre.
Os objetivos desta edição pretendem promover a dimensão intelectual reunindo bispos, reitores e formadores, em especial, professores e diretores das faculdades de Filosofia e Teologia dos seminários do Brasil.
Foi eleito na manhã de ontem, após o terceiro escrutínio, o novo Presidente Nacional e a nova Equipe Nacional da Osib para o período de 4 anos.
Pe. Jerônimo – Presidente (Diocese de Caicó – RN)
Pe. Zenildo – Vice-Presidente (Arq de Manaus)
Pe. Wagner – Secretário (Diocese de Osasco – SP)
Pe. Sidney – tesoureiro (Regional Sul)
Pe. Harley Caldeira – Comunicações (Arq de Montes Claros – MG). Agradecemos a dedicação e empenho da antiga equipe e pedimos ao Espírito Santo que ilumine e abençoe a nova presidência.
Fonte: João Dias com informações da ArqRio / Foto: divulgação
________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: comunicacao@arquimoc.com
Adicionar Comentário