O vigário para a Ação Pastoral e pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga, o padre Genivaldo Lopes Soares, MSF, e o padre João Carlos Viana Torres, pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana em Ponto Chique/MG e representante do Conselho dos Presbíteros da Arquidiocese de Montes Claros, participaram da Assembleia do Conselho Episcopal Regional – CONSER Leste 2 que aconteceu dos dias 6 a 9 de junho, em Belo Horizonte (MG).
O tema central do evento foi “Assembleia eclesial, conjuntura eclesial e sinodalidade: uma interlocução”. A pauta incluiu sessões conjuntas, reservadas, estudos e reflexões a partir das assessorias da Ir. Valéria Andrade Leal, Assessora Nacional da Pastoral para Juventude da CNBB; Pe. Boris Agustín Nef Ulloa, Clero da Arquidiocese de São Paulo e Doutor em Teologia Bíblica e do Pe. Júlio Cesar Evangelista Resende, Assessor Nacional da Pastoral da Educação da CNBB.
O encontro contou com a participação de (Arce)bispos, coordenadores diocesanos de Pastoral, representantes dos presbíteros, coordenadores(as) regionais de Pastorais, Organismos e Movimentos de todo o Estado de Minas Gerais, reúne 110 pessoas na Casa de Retiros São José.
Os padres Genivaldo e João Carlos representaram a Arquidiocese de Montes Claros no encontro e partilharam como foi.
“Dois pressupostos essenciais e impressões, o CONSER como instrumento de participação e comunhão, de diálogo e de serviço às Igrejas Particulares, com a tarefa de animação da ação evangelizadora, sendo um espaço de corresponsabilidade pastoral; e a oportunidade da realização da primeira assembleia presencial com participação ampliada após um longo período com diversas limitações impostas pela pandemia da Covid-19“, apontou padre João Carlos.
O padre Genivaldo compartilhou que foi um “Momento muito rico na espiritualidade, formação e a fraternidade. Durante a Assembléia foram Refletidos os temas da Assembleia Eclesial, sínodo dos Bispos 2021-2023 e o Documento de Aparecida, que neste ano celebra 15 anos da conferência Latino Americana acontecida em Aparecida. Estes três blocos foram trabalhados no formato de palestras tendo a apreciação e perguntas dos participantes.”
Os sacerdotes ainda partilharam o que do encontro trouxeram como aprendizado. Para o padre João Carlos, “São momentos que reacende o compromisso de vivenciarmos a intimidade com o Senhor, e nos leva a colocar em prática as ações evangelizadoras em nossa Igreja Particular de Montes Claros.
“Como representante da Arquidiocese de Montes Claros, trago para caminhada arquidiocesana e para os meus irmãos do clero, da Vida Religiosa e o Laicato, que devemos recomeçar de fato um caminho de encontro pessoal centrado no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e tendo sempre no horizonte a missão. Nestes tempos difíceis pós pandemia não podemos desanimar e sim nos encantar a nós e aos irmãos com a pessoa de Jesus Cristo para que neste caminhar juntos possamos cumprir a missão que nos é confiada pela Igreja“, expressou o vigário para a Ação Pastoral.
______________________________________________ *Fotos: padre João Carlos **Fabíola Lauton – Comunicação Arquidiocese de Montes Claros (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]