Aniversário do Dia Notícias

Parabéns Dom José Alberto!

Há exatos 30 anos, a Igreja chamou ao ministério episcopal Dom José Alberto Moura, nosso arcebispo emérito. E hoje, a Arquidiocese de Montes Claros se uni a ele para agradecer a Deus pelo dom de sua vida, sua vocação e pelos serviços prestados como bispo.

Foi nomeado pelo papa João Paulo II, no dia 18 de abril de 1990 como bispo coadjutor da Diocese de Uberlândia. Sendo que, até então, havia desenvolvido diversos serviços na sua família religiosa, a Congregação dos Sagrados Estigmas (Estigmatinos). Foi ordenado no dia 14 de julho do mesmo ano, na sua cidade natal, Ituiutaba, tendo como ordenante principal Dom Estevão Cardoso de Avelar, então bispo de Uberlândia. Em 23 de dezembro de 1992, se tornou o bispo diocesano. Permaneceu na diocese uberlandense até o ano de 2007, quando foi nomeado arcebispo de Montes Claros, ministério que exerceu até o ano de 2018, quando emeritou, sendo sucedido por Dom João Justino.

Durante esse período contribuiu com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB em diferentes comissões, tendo inclusive presidido a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso. Serviu como presidente do Regional Leste II da CNBB.

Ao serem ordenados, os bispos escolhem um lema para a vida em seu novo ministério. dom José Alberto usou das palavras do apóstolo Paulo, “Acreditei, por isso falei”. Celebrar os seus 30 anos de vida dedicada ao serviço à Igreja como bispo, nos remete a este seu lema escolhido. O bispo deve ser um homem intimo da Palavra, e com sua pregação, deve comunica-la ao povo que lhe foi confiado. Celebrando a vocação, celebramos Aquele que chama, e que constitui para a Igreja ministros e pastores.

A Igreja Particular de Montes Claros, se rejubila por e com seu arcebispo emérito celebrando missa hoje, dia 14 de julho, na Igreja Matriz de Montes Claros, às 19h. A celebração será presidida pelo Dom José, onde também será comemorado os 188 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José e poderá ser acompanhada pelo Youtube “Igreja Matriz de Moc” ou pelo Facebook da Arquidiocese de Montes Claros.

Texto: Seminarista George Luís Cardoso Silva e assessoria de comunicação

Homenagem do vídeo: Dom João Justino, Arcebispo Metropolitano de Montes Claros

Vídeo: Raphael Nery

_______________________________________________

***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros

(38) 9 9957-3961 / (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...