Forania São Sebastião

Paróquia Nossa Senhora da Paz em Padre Carvalho – MG

 Paróquia Nossa Senhora da Paz em Padre Carvalho – MG (Forania São Sebastião)

Criação: 27/02/2015

Endereço: Praça da Matriz, 105 – Centro / Cep.:39573-000 / Padre Carvalho-MG

Telefone: (38) 9 9992-4739 \ (38) 9 9920-4739 (Whatsapp)

E-mail: [email protected]

Funcionamento Secretaria Paroquial: Segunda à Sexta: 8h às 12h

Horários das Celebrações: Domingo 09h e 19h – Quinta-feira (Missa e Adoração ao Santíssimo) 19h

Breve história: Este povoado iniciou-se em meados de 1905, numa fazendo doada por dona Maria Ferreira Guimarães, doação para Nossa Senhora da Paz, registrada em cartório, como consta em documentos. Esta pequena comunidade reunia-se em volta de um cruzeiro no ano de 1911 e recebeu o nome de Capim Pubo, devido à sua grande vegetação, sendo representada por Heitor José dos Santos e Gregório José dos Santos.

Nas andanças de Gregório José dos Santos a Buenópolis, o mesmo encontrou um padre capuchinho chamado José de Carvalho e aproveitou para convidá-lo para conhecer a comunidade e celebrar a primeira missa lá. Este aceitou o convite e foram várias visitas dele aqui. Todas elas com celebrações. Eram pessoas com forte religiosidade que participavam dessas cerimonias.

Em 1918, foi trazido de Buenópolis por Gregório José dos Santos e seu filho Sabino José dos Santos a imagem da virgem no lombo de cavalos. Devido à imagem ter chegado por tropas em agosto neste pequeno povoado, surgiu a tradicional Festa de Agosto para homenagear Nossa Senhora da Paz. Esta se estende até os dias atuais. Já em 1937, construíram uma igrejinha. O Pedreiro foi João Veneno, sobrenome pouco comum.

Com o passar do tempo, a população crescia. Esta se reunia na igrejinha com o objetivo de rezar Terços marianos e fazer missões. Aconteciam vários casamentos e batizados nessa capelinha. Com a construção da nova igrejinha, havia necessidade de um (a) padroeiro (a) e, por unanimidade, foi escolhida Nossa Senhora da Paz. Tendo uma padroeira, resolveram mudar o nome do povoado de Capim Pubo para Marianóplis.

Em 1960, este povoado passou a ser distrito de Grão Mogol. Nessa mesma época, para homenagear o padre José de Carvalho, mudaram o nome do lugarejo de Marianópolis para Padre Carvalho. o povo de Padre Carvalho continuava fervoroso na fé cristã e animado nas missões das décadas de 1970 e 1980.

Na década de 1990, com a chegada de frei Dari Pinho, houve grande mobilização e crescimentos da comunidade. Padre Carvalho deixou de ser distrito, passando a ser cidade. A antiga igrejinha era pequena diante da grande população. Então decidiram derrubá-la e construíram outra maior. Depois de construída a nova igreja, outros sacerdotes fizeram missão na cidade: José Vieira, Ailton, Zezinho, José Fernando e o frei Domingos Bento. Religiosas também ajudaram no trabalho de evangelização da região: as irmãs marianas Neves e Maria do Socorro.

Em 29 de maio de 2009, a comunidade foi elevada à condição de Quase-Paróquia Nossa Senhora da Paz de Padre Carvalho pelo arcebispo Dom José Alberto Moura. Tendo como administrador paroquial: padre Reginaldo Wagner Santos. Em 27 de fevereiro de 2015, a então Quase-Paroquia foi elevada a condição de Paróquia Nossa Senhora da Paz de Padre Carvalho, tendo como administrador paroquial: padre José Roberto Barbosa, Lauro D’Angelos Meira Boas e atualmente o padre Maciel Batista de Lima, empossado em 07 de março de 2020. (Texto: Pascom Paroquial)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...