Forania São João Batista (Montes Claros)

Paróquia São José Carpinteiro e Maria de Nazaré em Montes Claros – Bairro Independência

Paróquia São José Carpinteiro e Maria de Nazaré em Montes Claros – Bairro Independência (Forania São João Batista)

Endereço: Rua Portugal, 85 – Bairro Independência / Cep.: 39404-310 / Montes Claros-MG

Telefone: (38) 3212-0279 / (38) 9 8415-5221 (Whatsapp)

E-mail: [email protected]

Horário de Celebrações: Quarta e sexta-feira 19h30. Domingo 7h, 9h e 19h.

Redes Sociais da Paróquia:

Breve história da paróquia: A atual Paróquia São José Carpinteiro e Maria de Nazaré teve início no ano de 1986, através de uma conversa entre um proprietário de lotes no Bairro Independência, senhor Timóteo e a senhora Maria das Mercês Alves França. Ambos sentiram a necessidade de criar neste local um grupo de oração para as reflexões bíblicas entre os moradores da comunidade. Algum tempo depois, aconteceu a primeira reunião deste grupo que recebeu o nome de Grupo de Oração Espírito Santo. Juntamente com a criação deste grupo, surgem anseios por melhores condições de vida e moradia no Bairro Independência e também a acolhida da Igreja católica na comunidade que se iniciava.

Em 13 de abril de 1986, Domingo de Ramos, aconteceu a primeira missa na comunidade, presidida pelo padre Silvestre José de Melo. Nesta mesma data, a comunidade se reuniu em frente à casa de dona Mercês para celebrar o princípio da Semana Santa. A comunidade se organizava e trabalhava em regime de cooperação mútua, fazendo com isso a experiência das primeiras comunidades cristãs, vivendo uma vida de união, partilha e fraternidade. Em 14 de fevereiro de 1987, o então arcebispo de Montes Claros, dom Geraldo Majela de Castro, fez a primeira visita pastoral à comunidade e realizou uma reunião com lideranças para traçar as primeiras diretrizes que norteariam o processo da ereção da futura Paróquia. Foram escolhidos o senhor Eloi Gonçalves Freitas e a senhora Maria das Mercês França para coordenarem a comunidade nascente. A comunidade inicialmente recebeu o nome de Comunidade Sagrado Coração de Maria. Após o término da reunião, deu-se início à Celebração Eucarística, presidida por dom Geraldo. No final da Celebração, dom Geraldo se comprometeu em ajudar na construção da igreja. Ficaram como dirigentes da comunidade Clemente Oscar e Maria das Mercês Alves França. Em 11 de janeiro de 1993, foi enviado projeto à Adveniat, solicitando ajuda financeira para a construção da igreja matriz. A resposta do pedido foi positiva.

Assim, no dia 07 de novembro de 1993, aconteceu o segundo mutirão para a construção da matriz, que ficou com as paredes em pé em 14 de dezembro do mesmo ano. Logo após foi colocada a estrutura metálica e, em seguida, o piso, que ficou pronto em 22 de agosto de 1994. Em 22 de março de 1995, houve a primeira Celebração Eucarística na nova igreja, presidida pelo padre Silvestre José de Melo. Até 1995, a comunidade pertencia à Paróquia São João Batista de Montes Claros. Depois ela passou à Paróquia Nossa Senhora da Consolação sob os cuidados do padre Róbson. Nossa história foi iluminada com momentos de luta, esforço comunitário, muita alegria partilhada e profundo desejo em servir melhor o povo de Deus. Fazemos menção do amigo e colaborador de saudosa memória, José Maria (Liu), que sofreu uma descarga elétrica, enquanto consertava o som da igreja juntamente com seu irmão Paulinho e o amigo Carlos Mozart, vindo a falecer dias depois. Em 1º de fevereiro de 1998 foi criada a Pró-Paróquia São José Carpinteiro e Maria de Nazaré, sendo elevada à dignidade de Paróquia em 27 de outubro 2005, recebendo o primeiro pároco, o padre Antônio Avilmar. No dia 08 de fevereiro de 2009, chegou à Paróquia, nomeado como administrador paroquial pelo arcebispo metropolitano, dom José Alberto Moura, padre Oldair Cardoso. Seu pastoreio foi marcado pelo processo de descentralização paroquial. Foram criadas três comunidades, Santa Rita, Santo Antônio e Bom Jesus, o que favoreceu maior participação do povo nas celebrações e sacramentos. O terceiro administrador paroquial foi o padre José Nonato dos Santos Alves, que tomou posse no dia 18 de abril de 2010 e permaneceu até 23 de julho desse mesmo ano, data em que se afastou da comunidade. Em 19 de setembro de 2010, a posse do atual e quarto administrador paroquial: padre Raimundo Donato, também nomeado pelo arcebispo dom José Alberto Moura. Sua missão? A de dar prosseguimento aos trabalhos paroquiais pastorais iniciados pelos seus predecessores. Passados cinco anos, a nossa paróquia recebe com alegria o padre Jair Pereira Silva, que segue até os tempos atuais com entusiasmo e dinamismo. (Texto: Pascom paroquial)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹Maio 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...