Notícias

Paróquia Sagrada Família em Januária promoveu Retiro Missionário.

Matéria descreve os principais momentos do Retiro Missionário promovido pela Paróquia Sagrada Família Diocese de Januária

Aproximadamente 150 missionários das comunidades que compõem a Paróquia Sagrada Família, da diocese de Januária, participaram no Centro Social, entre os dias 01 e 02 de setembro do Retiro Espiritual Missionário. O momento forte de oração começou logo na manhã do sábado. Terminado o credenciamento e café, as comunidades foram acolhidas com muita animação. Após a oração inicial, Pe. Laurindo Aguiar, MSF acolheu a todos e apresentou o objetivo do Retiro. A missionária da Pastoral Familiar Lucélia Sandra falou sobre a Espiritualidade Cristã como necessidade da caminhada missionária. Padre Laurindo explicou sobre a Palavra de Deus, que é o fundamento de toda ação missionária.

Após o almoço, Amanda e Felipe, também integrantes da Equipe de Animação Missionária promoveram momentos de animação. Uma dramatização foi especialmente preparada pela Juventude Missionária da Comunidade Matriz. Felipe falou aos missionários sobre a Alegria do Evangelho e o cotidiano. Padre Genivaldo Mendes, MSF expôs a Missão, como resposta dada ao chamado.

A Santa Missa às 19h30min marcou o encerramento das atividades do primeiro dia. A celebração Eucarística foi presidida por Pe. Laurindo, pároco da Paróquia Sagrada Família.  Em sua reflexão, comentou:  “Hoje foi um dia de muito proveito,  estamos saindo mais fortalecidos. Estamos reunidos neste fim de semana para o Retiro Missionário Espiritual. E acolher todas as comunidades de nossa paróquia, as comunidades que vieram de uma distância de mais de 80 km, como Capoeira Grande”. Continuou o sacerdote, “Nós estamos nos encontrando como paróquia. Esta paróquia que busca, a exemplo de Jesus, ser uma paróquia missionária. Ser uma paróquia em saída. Uma bela atitude: quem se dispõe a sair de suas casas, se dispõe a sair de suas famílias, de suas comunidades, revela um grande amor pela Palavra de Deus, um grande amor pela missão, um grande amor pelo próprio Jesus.  Se estamos aqui no Retiro é porque sentimos também limitados, sentimos pecadores, e vemos esta necessidade de neste retiro, nos aproximar como família, nos aproximar como cristãos, nos aproximar de nosso primeiro amor. Este primeiro amor com quem nós nos encantamos, com quem nós dispomos a acolher e a fazer de tudo para servir. Deus que se mostra e se revela através de seu filho”.

Padre Laurindo reforçou que é no retiro que nos colocamos mais sensíveis e mais abertos para escutar. Considerou também, que é um momento de escuta e avaliação de todo trabalho ofertado na vida em comunidade. “Qual é a forma correta de servimos a Deus? Perguntou o sacerdote iluminado pela passagem bíblica da liturgia do dia. Ao qual respondeu prontamente depois de explicar o significado do texto lido:  Para o grupo de fariseus e mestres da Lei, servir a Deus estava se resumindo em realizar tarefas externas. As atitudes externas passaram a ocupar aquilo que deveria ser o centro da vivência do povo: guardar os mandamentos da Lei de Deus. Esperamos e rezamos para que nossa Igreja viva esta alegria, seja uma Igreja servidora, seja uma Igreja próxima, esteja presente na vida dos nossos irmãos assim como nosso Deus é presença em nossas vidas.”

No domingo, dando continuidade ao retiro: Fráter Guilherme falou sobre Comunidade de Discípulos Missionários. Também refletiu-se sobre a missão permanente, um momento de escuta da missão nas comunidades. Padre Laurindo apresentou a Semana Missionária que ocorrerá entre os dias 21 a 28 de outubro e como será articulada na Paróquia Sagrada Família. O retiro foi encerrado às 16h do domingo, dia do Senhor.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto: Paroquianos da Paróquia Sagrada Família Januária/MG
Colaboração: Welington Neves / Pastoral Familiar e Ana Caroline Araújo / Equipe de Animação Missionária

Texto publicado diretamente no site da Arquidiocese no campo ENVIE SUA NOTÍCIA  por Alisson Faria

____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...