Notícias

Pe. Harlley celebra 30 anos do Ista

Na manhã de ontem, 8 de agosto, aconteceu a Celebração Eucarística, por ocasião da abertura do Segundo Semestre Acadêmico do ISTA, no ano em que o Instituto completa 30 anos de existência. A Celebração Eucarística, por ocasião da abertura do Segundo Semestre Acadêmico do ISTA, no ano em que o Instituto completa 30 anos de existência foi presidida pelo Prof. Pe. Harlley Caldeira Mourão, Vice-Reitor e Diretor de Estudos do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria da Arquidiocese de Montes Claros, parceiro institucional do ISTA. O momento recordou o testemunho de Santa Teresa Benedita da Cruz, conhecida também, como Santa Edith Stein, cujo nome e memória são preservados na Biblioteca de nossa Faculdade.

Na homilia, o presidente recordou a trajetória do ISTA, enquanto Instituto que ajudou e continua ajudando a formar os pensadores e agentes da Igreja no Brasil. Afirmou ainda que os estudantes são privilegiados por escolherem o ISTA para realizarem os estudos acadêmicos em Filosofia e Teologia. Pe. Harlley afirmou ainda, que Edith Stein é “verdadeira cristã, virgem prudente, que manteve sua vela acesa”. Segundo ele, Santa Teresa Benedita da Cruz é referência para os cristãos e as cristãs que estão em busca da verdade, e que o conhecimento desta percorre o caminho de conhecimento e entendimento do ser humano. O cristianismo, conforme ressaltou o presidente da celebração, é serviço ao outro, e é somente a partir da Cruz que nos reconhecemos como seres humanos. Ele destacou ainda o esforço, fruto do desejo pessoal, que os/as estudantes devem cultivar no início deste segundo semestre, a fim de terem êxito nos estudos e alegria na vida.

Ao final da celebração, que contou com a participação de alunos/as, professores/as, funcionários/as, formadores/as e provinciais, dentre outros, o Reitor, Frei Jacir de Freitas Faria, cumprimentou os presentes, agradecendo-os pela participação. Parabenizou os alunos e alunas pelo dia do Estudante, recordado no próximo dia 11 de agosto. Ele também comunicou a agenda de eventos do Instituto para o Segundo Semestre, convidando-os a tomarem parte nas atividades que serão oferecidas pelo ISTA, em parceria com outras instituições acadêmicas. Por fim, Frei Jacir agradeceu o Pe. Dejair de Rossi, que coordenou o curso de Teologia, e o Pe. José Carlos Aguiar, que coordenou o curso de Filosofia, pelo trabalho que realizaram na Instituição. Deu boas vindas aos novos coordenadores, do curso de Filosofia, Prof. Geová Nepomuceno Mota , e do curso de Teologia, Prof. Pe. José Luiz Isidoro. Num clima de festa e alegria, o Reitor convidou os presentes para participarem de uma confraternização. (Fotos: Ista e Pe.Brígido Lima)

Fonte: ista.edu.br

____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

 

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...