Comissão de Música Sacra e Canto Pastoral Comunicado Notícias Sem categoria

Comissão de Música Sacra e Canto Pastoral realiza pesquisa para identificar formação musical

A Comissão de Música Sacra e Canto Pastoral da Arquidiocese de Montes Claros coordena uma pesquisa para identificar formação musical de músicos que atuam nas paróquias/igrejas da Arquidiocese. Você canta ou toca em alguma igreja na cidade de Montes Claros? Colabore então com a pesquisa.

A pesquisa é on-line, sigilosa e será realiza em duas etapas. A primeira etapa será aplicada para os músicos que estão nas paróquias em Montes Claros e a segunda fase da investigação irá abranger as paróquias que estão nas outras 39 cidades que pertencem a Arquidiocese de Montes Claros. A primeira fase será aplicada entre os dias 30 de junho de 2022 a 06 de julho de 2022, próxima quarta-feira. A segunda etapa será no segundo semestre de 2022 com datas ainda a definir.

Para participar basta o músico clicar aqui e será encaminhado para o questionário.

Entenda a pesquisa

O coordenador da Comissão Arquidiocesana de Música Sacra e Canto Pastoral, o padre Waldelir Soares Araújo, que também é Pároco da Paróquia São João Batista em Montes Claros, esclarece que “Essa pesquisa irá nos oferecer o perfil do músico da Arquidiocese de Montes Claros. Isso vai nos possibilitar identificar quem são as pessoas que têm nos ajudado nas igrejas, qual a base musical que elas têm e também ajudará no trabalho formativo da Comissão”.

A primeira etapa da pesquisa está sendo aplicada por Larissa Braga Andrade sob a orientação da professora Maria Odília de Quadros Pimentel. Ambas são membros da Comissão de Música Sacra e Canto Pastoral da Arquidiocese de Montes Claros. Maria Odília é Doutorado em Música, área de concentração Educação musical pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB; mestrado em Música, área de concentração Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; licenciatura em Artes com ênfase em Música e bacharelado em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; cursos técnicos de canto, flauta doce e piano pelo Conservatório Lorenzo Fernândez. Larissa é formada pelo Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez no curso Técnico de Flauta Doce e atualmente é acadêmica do oitavo período do curso de Licenciatura em Artes habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros. A pesquisa também faz parte do trabalho de conclusão de curso de Licenciatura de Larissa.

Larissa aponta o objetivo geral da pesquisa que “é investigar a formação musical dos músicos que atuam nas igrejas da Arquidiocese de Montes Claros, e assim apresentar um banco de dados dos músicos participantes para a Arquidiocese de Montes Claros.”

A participante da Comissão e acadêmica, ainda esclarece que “A partir da minha observação enquanto estudante nas duas principais instituições de ensino formal de música da cidade de Montes Claros, surgiu o interesse de investigar e traçar o perfil dos músicos que cantam ou tocam na Arquidiocese de Montes Claros e assim através desta pesquisa de conclusão de curso poder contribuir com a Arquidiocese e Comissão de Música Sacra e Canto Pastoral apresentando as principais demandas e lacunas na formação musical e litúrgica destes músicos“.

Para mais informações sobre esta pesquisa, é possível entrar em contato com a orientadora do trabalho, a Profa. Dra. Maria Odília de Quadros Pimentel, pelo telefone: (38) 99930-2530 ou pelo e-mail: [email protected] , ou também com a Larissa Braga Andrade pelo Whatsapp: (38) 98807-9315 ou pelo e-mail: [email protected] .

______________________________________________
**Fabíola Lauton – Comunicação Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹ago 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...