Notícias

Presbíteros: Atualizados

O encontro para atualizações para Presbíteros ainda aceita inscrições. O tema proposto é “A contínua construção da unidade de vida”.  Estão abertas até o dia 20 de dezembro as inscrições para o Encontro de Atualização para Presbíteros 2017. Esta que é a segunda edição do curso acontecerá de 02 a 22 de janeiro de do ano que vem, em Cachoeira do Campo (MG).

O encontro é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A formação terá momentos teóricos e práticos sobre cinco eixos temáticos, os quais devem valorizar a experiência de vida presbiteral. São eles: a Vida humano-afetiva; Vida espiritual; Vida Comunitária; Vida intelectual; e Vida Apostólica.

Poderão se inscrever presbíteros diocesanos de todo o Brasil, que tenham de 10 a 25 anos de sacerdócio. Eles devem estar, de acordo com a Comissão, em pleno exercício de seu ministério e na ordinariedade da vida e da missão presbiterais. A formação, ressaltam os organizadores, deve contribuir para os sacerdotes “que estejam em momentos de mudanças de atividades pastoral-missionárias; que estejam em momento particular que exija uma revisão de vida; que queiram abrir o coração para amar, rever, celebrar, agradecer e fortalecer o dom da vocação”. As vagas são limitadas.

O objetivo é aprofundar a vida e a missão dos presbíteros, em tempo de globalização, como discípulos missionários de Jesus Cristo a serviço do Reino. Neste sentido, a proposta é de que haja uma visita à própria história e seu itinerário vocacional; o destacar à centralidade da palavra de Deus e da Eucaristia no exercício do próprio ministério; e o favorecimento de uma maior unificação e integração da vida pessoal e presbiteral.

Quanto à metodologia, o curso terá um momento teórico e outro prático, conduzidos por uma equipe multidisciplinar. O programa também contemplará celebrações eucarísticas diárias, Liturgia das Horas, Leitura Orante da Palavra de Deus, piedade popular e momentos devocionais, como terço, adoração ao Santíssimo Sacramento e via-sacra. Também serão desenvolvidos espaços de partilha e revisão de vida e atividades pastorais missionárias.

Fonte: CNBB

_________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...