Artigos Notícias

Presbíteros Gestados no Imaculado Coração de Maria: 20 anos de inauguração da Capela Novo Milênio

Foto: Laura Tupinambá. Capela Novo Milênio, 2023.

Minha casa será conhecida como casa de oração (Is 56,7)

No ano de 2010, em uma carta dirigida aos seminaristas, o Papa Bento XVI, ressaltando o sentido do sacerdócio, afirmou que “Deus vive, e precisa de homens que vivam para Ele e O levem aos outros. Sim, tem sentido tornar-se sacerdote: o mundo tem necessidade de sacerdotes, de pastores hoje, amanhã e sempre enquanto existir”. O germinar da vocação sacerdotal e o período de formação inicial devem levar o futuro presbítero à compreensão da radicalidade do amor cristão: o amor desinteressado manifestado no serviço aos irmãos.

Nesse ano, em que a Igreja reunida pelo mundo celebra o Ano Vocacional, o Seminário Maior Imaculado Coração de Maria celebra os 20 anos da inauguração e benção da capela Novo Milênio, ocorrida em 23 de fevereiro de 2003, ano também dedicado às vocações.

No prefácio de dedicação de uma Igreja reza-se: “vos oferecemos com alegria esta casa de oração, erguida pelo trabalho humano”.Celebrar a inauguração desta casa de oração é também momento para fazer memória de tantas pessoas que a idealizaram, em especial, Monsenhor José Osanan de Almeida Maia, primeiro reitor do Seminário Maior, Dom Geraldo Magela de Castro, 1º Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Montes Claros e tantos outros homens e mulheres que generosamente contribuíram para que os presbíteros, gestados no Coração de Maria, tivessem um digno lugar para celebrar os Sagrados Mistérios e, assim, pudessem vivenciar melhor a dimensão espiritual, pilar fundamental da vocação presbiteral.

A concepção da capela foi inspirada no conceito da transformação e transcendência. Assim como Jesus ressuscitou de seu túmulo na terra, assumindo um corpo glorioso de luz, a capela foi projetada para representar esse mistério. Em vez de ser enterrada no solo, a capela se eleva acima dele, simbolizando a transcendência de nossa existência terrena. Sua cúpula constantemente iluminada, que se eleva em direção ao céu, expressa a ideia de que a terra não é o lugar definitivo para os filhos de Deus. Ela nos lembra que a luz eterna da Ressurreição de Jesus sempre brilhará sobre aqueles que são escolhidos por Deus. Destarte, a capela nos convida a contemplar a natureza transcendental de nossa existência, buscando constantemente o auxílio divino.

Unidos à sagrada Liturgia, elevamos a Deus Pai a nossa prece por todos que contribuíram para a construção dessa capela: “Recebei, ó Pai, com bondade, a oferenda dos vossos servos e de todos os fieis que construíram essa Igreja para vós com sua generosidade e seu trabalho”.

Seminarista Airton Fernandes de Oliveira
Equipe Arquidiocese em Missão
Arquidiocese de Montes Claros

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2023› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...