Notícias

Província Eclesiástica de Montes Claros levou 35 agentes da Pascom para o 2º Muticom Leste 2 da CNBB

A segunda edição do Mutirão de Comunicação do regional Leste 2 recebeu participantes oriundos de diversas (Arqui)dioceses dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.  Através da Comissão para a Comunicação e Cultura, por meio da Pastoral da Comunicação (Pascom), o Muticom realizado nos dias 18 e 19 de outubro teve por objetivo, propor uma reflexão sobre a comunicação estratégica para o relacionamento humano. O evento aconteceu na PUC Minas – em sua unidade localizada no bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte (MG) e teve com o tema “A Comunicação como Estratégia para as Relações Humanas”.

Quem participou partilhou experiências das 12 oficinas apresentadas pelos organizadores, sendo: Estratégia e gestão das Redes Sociais, ministrada pelo jornalista da Record TV, Vinícius Rangel; Projeto de implantação da Pascom por Davidson Avelino e Rômulo Benha; Rádio: dando voz ao Evangelho pelo Pe. Andrey Nicioli da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG); Comunicar é comungar: uma teologia da comunicação por um olhar teológico, ministrada pelo Prof. Gilmar Pereira; Assessoria de Imprensa: Gerenciamento de Crises, pelo assessor de imprensa da Arquidiocese de Belo Horizonte, Marcos Aurélio Júnior; Pensar a comunicação como inclusão e acessibilidade, por padre Wagner Douglas que é assessor eclesiástico da Pastoral do Surdo. Somaram-se a estas, as oficinas de Criação de arte por Pedro Corcini; Um olhar pastoral para os Santuários: Comunicar aos Peregrinos, pela Pascom Santuário Santa Luzia (MG); Inovar é C.R.I.A.R. valor pelo Fabrício Félix; Fotografia religiosa por Camila Moreira; Produção de texto para redes sociais, pela coordenadora provincial e jornalista da Arquidiocese de Montes Claros (MG), Viviane Carvalho; A Comunicação e as Pastorais Sociais pela Pastoral Social – Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu em BH.

Para encerrar o Muticom Leste 2, dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora (MG) e bispo referencial para a Pascom no Regional Leste 2 da CNBB, avaliou que esta foi uma das edições em que os conteúdos apresentados foram extremamente úteis na prática da comunicação pastoral. A coordenadora da pascom no regional, Janaína Gonçalves, agradeceu a presença de todos, me falou endossou as palavras de dom Gil, quando pontuou sobre o número de participantes que se deu devido ao tema proposto.

E claro, a Província Eclesiástica de Montes Claros participou do Muticom com 35 agentes de pascom das dioceses de Paracatu,Januária, Janaúba e Montes Claros. O número surpreendeu a todos, dom Joaquim Mol e dom Gil Moreira, falaram da importância da mobilização para maior comunhão e deixaram um grande abraço à nossa província e aos bispos que dela fazem parte.

Para o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, uma das maiores dificuldades enfrentadas pela pascom, são a falta de recursos que muitas vezes as dioceses/paróquias não tem como investir. Porém, como pastor, anima os agentes aconselhando: “É preciso que a comunicação de Jesus Cristo e do Evangelho alcance o ser humano em sua totalidade, promovendo a beleza da nossa Igreja”. O bispo referencial para a comunicação no Leste 2, dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora, completa: “ Temos que ser a voz de Cristo para criamos ambientes mais justo e amoroso entre as pessoas”.

Mais registros em fotos e vídeos, você pode acompanhar diretamente na página do facebook da Pascom Provincial – link anexo.

_________________________________________
***Viviane Carvalho – Jornalista / Assessora de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG  Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384  e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...