Notícias

Província Eclesiástica de Montes Claros produz Novena de Natal em conjunto!

“O Natal de 2019 está se aproximando. É uma festa que reúne as famílias, os amigos, os companheiros. Muitos encontros, almoços, festas são preparados tanto para o dia 25 de dezembro, como nos dias próximos. Muitos se organizam, também, para celebrar a virada do ano. É muito importante que nós cristãos tenhamos sempre presente o sentido do Natal. Não deixemos que roubem do Natal a pessoa mais importante dessa festa: o Filho de Deus que se fez homem”.  Com a proximidade do Advento, os bispos da Província Eclesiástica de Montes Claros (Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo metropolitano; dom Jorge Alves Bezerra, SSS, bispo diocesano de Paracatu; dom José Moreira da Silva, bispo diocesano de Januária e dom Roberto José da Silva, bispo diocesano de Janaúba) por meio das Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), encorajam com a Cartilha de Natal produzida a nível de província, todas as comunidades, além de espaços físicos bem organizados, que sejam “casas” cada vez mais acolhedoras, onde todos se sintam amparados com a prática de preparar o Natal celebrando a novena em família.

Na apresentação da cartilha que traz a novena de Natal os quatro bispos escreveram: Vamos nos comprometer a reanimar os grupos e famílias para experimentar a beleza dos encontros de casa em casa, de modo missionário e fraterno, aprendendo a valorizar o encontro com os irmãos e irmãs. Escutando os apelos do Papa Francisco que nos convida a ser uma “Igreja em saída”, aproveitemos essa oportunidade do Natal para organizar muitos grupos em nossas comunidades”.

VAMOS SONHAR! Que nenhuma casa, especialmente de cristãos católicos, fique sem algum encontro da novena do Natal. E que aqueles que moram nas ruas, tenham a atenção de nossas comunidades e pastorais para celebrarem a Novena. Não será possível fazer o mesmo nos hospitais e nos presídios? Na casa-residência de todos nós ressoe a Palavra de Salvação e a alegria que Zaqueu experimentou da presença e da misericórdia de Jesus que trouxe à sua casa a salvação. Na casa-coração de todos nós ressoe a Palavra de Salvação que nos renova e nos sustenta para viver o mandamento do amor ao próximo, caminho da verdadeira vida em Cristo. Na casa-comunidade ressoe a Palavra de Salvação que desperta o compromisso de cuidar da casa-comum e de defender a ecologia integral. Assim escreveram a apresentação da cartilha que traz também orientações para a realização dos nove encontros, além de sugestões de como organizar o ambiente para as reflexões, oração inicial, final e cantos para animar a comunidade. Cada dia de encontro um tema foi pensado para refletir em comunidade.

COMO ADQUIRIR: Você pode adquirir sua cartilha na secretaria da paróquia em sua diocese. Para quem mora em Montes Claros, pode ter acesso à rua Januária, 371, centro. O valor de cada cartilha é de apenas R$ 2,50 a unidade. Participe com sua família, amigos, vizinhos e comunidade. Mais informações com Betinha pelo telefone: (38) 3222-9434

_________________________________________
***Viviane Carvalho – Jornalista / Assessora de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG  Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384  e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...