Nomeações e Transferências Notícias Notícias dos Arcebispos

Quarto Arcebispo de Montes Claros comunica transferência, nomeações e outras disposições

O Quarto Arcebispo de Montes Claros, Dom José Carlos de Souza Campos, anunciou na noite de ontem, 05 de junho de 2023, uma série de transferências, nomeações e outras disposições relacionadas aos sacerdotes diocesanos e paróquias da Arquidiocese. De acordo com o Arcebispo, essas mudanças são realizadas com base no tempo estabelecido pelo Direito Canônico e pelas normativas arquidiocesanas para as diferentes funções.

Em consonância com as práticas adotadas na Arquidiocese de Montes Claros, o tempo de permanência de um Pároco em uma paróquia continuará sendo de seis anos, podendo variar para menos ou um pouco mais. As transferências podem ocorrer tanto por solicitação do próprio sacerdote, que deseja ser realocado, quanto por decisão da Arquidiocese, que considera a transferência necessária por motivos sensatos e sérios.

É importante ressaltar que as transferências podem ocorrer em qualquer período do ano, e outras mudanças e nomeações serão realizadas oportunamente no segundo semestre, após conversas com os sacerdotes envolvidos. No entanto, o Arcebispo esclarece que, no processo específico de transferências de sacerdotes, não é possível consultar as comunidades sobre as mudanças. Isso ocorre porque não se leva em consideração apenas os vínculos positivos ou negativos que as comunidades têm com seus sacerdotes, nem é prudente consultar sobre quem a comunidade deseja como Pastor.

Dom José Carlos de Souza Campos enfatiza que a Igreja ainda não adota essa prática, mas ressalta que talvez um dia isso possa ocorrer. Por ora, as transferências são conduzidas de acordo com a avaliação do desempenho dos sacerdotes em seu ministério, com base no diálogo, na convivência e na comunhão.

O Arcebispo faz um apelo às comunidades envolvidas nas transferências para que recebam seus novos Pastores com um espírito evangélico de acolhida, fraternidade e docilidade, sem fazer comparações ou resistências prematuras. Da mesma forma, solicita aos sacerdotes transferidos que, ao chegarem às comunidades designadas, dediquem um tempo inicial para ouvir e observar a realidade local, valorizando o trabalho realizado pelos sacerdotes anteriores, as iniciativas pastorais em andamento e os conselhos existentes. A importância da existência e funcionamento dos conselhos é enfatizada como expressão de sinodalidade.

Segundo o comunicado, após reuniões do Conselho Presbiteral Arquidiocesano e conversas pessoais com os sacerdotes envolvidos, foram definidas as seguintes transferências, que ocorrerão em datas variadas até o início de agosto de 2023. Confira o comunicado na íntegra: 

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 « ‹set 2023› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...