Todos os anos a arquidiocese de Montes Claros realiza a reunião ampliada de pastoral – RAP representada por coordenadores de todas as pastorais da Igreja e ROP- reunião dos organismos pastorais. O objetivo é discutir temas orientadores da evangelização em todas as paróquias a partir das diretrizes da arquidiocese. Em Março deste ano a Rap e Rop discutiram o tema da evangelização da família a partir da exortação apostólica do papa Francisco, Amoris Laetitia, que trata sobre a alegria do amor na família, já que, as diretrizes da Igreja local propõe para este ano reflexões sobre o cuidado para com a família.
De acordo com o coordenador de pastoral, padre Reginaldo Wagner, “a igreja deseja cuidar da família ajudando-a a enfrentar os novos desafios que se apresentam na sociedade.” O assessor eclesiástico da Pastoral Familiar, padre Genivaldo Lopes, reitera sobre o cuidado da família e destaca a aplicabilidade da carta do papa: “queremos discutir sobre como podemos ajudar à família a acolher e lidar e com as novas realidades, como o caso das novas uniões, o homossexualismo, etc”. O agente de pastoral, Milton Junior, fala da importância desses momentos na Igreja: “é uma oportunidade muito boa de trabalhar a pastoral de conjunto em torno da família, pois, a família diz respeito a todas as pessoas, e, todas as pastorais devem ajudar a cuidar da família. Na exortação, o papa pede que descubramos nos desafios uma oportunidade de evangelizar a família.”.
A RAP aconteceu nos dias 03 e 4 de Março e a ROP no dia 05, na Casa de Pastoral em Montes Claros.
Informações: Cássia Soares – Missionária na Associação Bom Pastor, Radialista e acadêmica em Comunicação Social – Jornalismo.
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]
Adicionar Comentário