Notícias PUBLICAÇÕES Publicações pastorais

Comissão de Arte Sacra e Bens Culturais: Arcebispo divulga Regimento e Decreto

A Arquidiocese de Montes Claros representada pelo seu Arcebispo Metropolitano Dom João Justino de Medeiros Silva aprova Regimento da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra e Bens Culturais e Decreto com o qual estabelece que o parecer técnico da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra e Bens Culturais torna-se obrigatório para qualquer intervenção nos edifícios sacros assim como para novas edificações. Ambos documentos foram assinados e publicados pelo Arcebispo, nesta segunda-feira, 31 de maio de 2021, Festa da Visitação de Nossa Senhora.

A Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra e Bens Culturais, criada por dom João, no dia 29 de agosto de 2019, é composta por arquitetos, engenheiros, padres, restauradores e diáconos. (Clique aqui e saiba mais.) Segundo o artigo 1º do Regimento, a Comissão “é o organismo técnico e pastoral da Arquidiocese de Montes Claros responsável pelo que se refere aos espaços celebrativos ou de serviços à evangelização de nossa igreja particular, cabendo-lhe a assessoria e análise das intervenções, reformas, demolições, adequações, construções de novos templos e outras edificações sacras e religiosas e, também, dos projetos de restauração, que se destinam diretamente à ação evangelizadora da Igreja. Compete à mesma a promoção de uma cultura de zelo e conservação do patrimônio histórico-cultural-religioso material e imaterial da Arquidiocese, bem como, promoção, apoio e acompanhamento de iniciativas que favoreçam o conhecimento, a valorização, a preservação e a divulgação de tais bens e artes em suas diversas dimensões”.

Depois de várias reuniões da equipe, o Regimento da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra e Bens Culturais foi aprovado pelo Sr. Arcebispo Metropolitano. O Regimento e o Decreto entram em vigor no dia 01 de junho de 2021.

O Coordenador da Comissão, Padre Deangeles Carlos Araújo, informou que a Comissão está reorganizando a equipe e que no próximo mês de junho irá disponibilizar toda orientação e procedimentos necessários para que os projetos sejam encaminhados para um parecer técnico da Comissão.

Confira na íntegra o Regimento:

Confira na íntegra o Decreto:

_______________________________________________
***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...