Notícias

Religiosa é a quinta homenageada pelo programa Jardim para as Borboletas em Montes Claros

Feita de aço e sucata, uma gigante escultura de uma borboleta foi instalada no cruzamento da avenida Deputado Esteves Rodrigues com Sidney Chaves e inaugurada no início da noite dessa quinta-feira (8). A obra que leva o nome do artista Gu Ferreira e teve o apoio dos reeducandos do sistema presidiário de Montes Claros e homenageia Joana Maria Juliana Wandekeybus, conhecida por todos, como  irmã Veerle, falecida há pouco mais de dois meses, aos 82 anos de idade.

As Irmãs do Instituto Religioso Sagrado Coração de Maria, de origem da Congregação da saudosa religiosa, participaram do ato que reuniu autoridades de diversos seguimentos. “Que bonito tudo isso. Que alegria para todas nós, saber que a irmã Veerle deixou tão bonito testemunho de fé”, disse irmã Leda, superiora interina do Instituto Religioso Sagrado Coração de Maria.

SOBRE IRMÃ VEERLE: Natural da cidade de Esseen, na Bélgica, Joana Maria Juliana Wandekeybus nasceu em 26 de novembro de 1937. Mas foi aos 21 anos de idade que se entregou à vocação religiosa e ingressou na Congregação do Sagrado Coração de Maria. Depois de dois anos de noviciado, foi estudar enfermagem. Em seu coração, já manifestava o desejo de cuidar do próximo pela enfermidade. Então, por cinco anos, trabalhou como enfermeira em um hospital na Bélgica até ser enviada ao Brasil em 1968. Assim que aqui colocou seus pés, dedicou toda a sua vida, integralmente, à Santa Casa.  Sempre feliz e realizada com a missão desempenhada, contava sempre com o apoio de familiares e amigos da Bélgica e Holanda, que enviavam roupas e materiais médico-hospitalares para auxiliar o trabalho no trato com os doentes. Ela se dedicava não só a parte assistencial, mas também cuidava da espiritualidade dos pacientes como voluntária da Pastoral da Saúde onde distribuía a Comunhão aos doentes. Por meio dela, muitos conseguiam o benefício do sacramento da confissão e unção dos enfermos, pois, junto aos padres, ela intermediava. Por último, foi chave principal na implantação da Capelania Hospitalar.

No real sentido da vocação religiosa, serviu de forma incondicional aos pacientes, sobretudo aos mais carentes, atuou de forma decisiva e significativa na assistência aos pacientes do hospital Santa Casa, onde serviu por mais de 50 anos, principalmente, no setor de setor de pediatria. De voz firme, personalidade forte e sotaque que não negava sua pátria natal, a Bélgica, a freira tocou muitos corações. Evangelizou muitas pessoas pelo trabalho que desempenhava na instituição hospitalar.

SOBRE O PROGRAMA: O programa Jardim para Borboletas é uma parceria da Prefeitura de Montes Claros com o Ministério Público (MP), vinculada ao programa Para Além das Prisões, e tem a finalidade de embelezar a cidade e promover a cidadania, através da construção de jardins com esculturas de borboletas em homenagem a mulheres que contribuem ou contribuíram para a sociedade montes-clarense. Já foram homenageadas com esse programa: A promotora Ana Heloísa Marcondes Silveira (Praça da Rodoviária), a enfermeira Antônia Colares, a popular “Tonha da Santa Casa” (Av. Deputado Esteves Rodrigues), a doméstica Maria da Conceição Silva, a “Maria de Custodinha” (Trevo da Sion), a Dona Marina Fernândez (Praça da Rosa Mística) e agora, a religiosa irmã Veerle (Rotatória das Avenidas Deputado Esteves Rodrigues e Sidney Chaves/ Castanheira).

___________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG
Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384
e-mail: [email protected] 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹Maio 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...